Momentos de reflexão,auto-conhecimento e paz interior. Cantinho ecumênico ...Um pouco... O melhor de cada palavra e caminho de SENTIR DEUS,ter PAZ INTERIOR.Não importando a minha ou a sua crença. Somos livres , perfeitos,abundantes em sabedoria divina. Agradeço sempre a sua visita aqui. Bjs de luz e paz Namastê!

sábado, 26 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS SIMPLES QUE TÊM GRANDE EFEITO

1. Antes do banho, exercitar a panturrilha (levantar o corpo na ponta dos pés), primeiro rápido até esquentar as panturrilhas e depois uma sequência de dez movimentos lentos. Esse exercício bombeia o sangue para o coração, melhora os batimentos cardíacos e evita obstrução das veias. Nos primeiros seis meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para baixo e, nos seis meses seguintes, da cintura para cima; depois de dois anos, não engorda mais e, além de tudo, diminui o risco de uma cirurgia cardíaca.

2. Ao chegar em casa, coloque os pés em uma bacia com água bem quente. Isso é chamado de escalda-pés, que, além de relaxar, desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés, melhora o cabelo e a visão. Essa prática foi pesquisada com pessoas diabéticas e o resultado evidenciou a melhora na circulação sanguínea, a diminuição dos casos de gangrena, bem como a melhora do quadro geral de saúde e da visão.

3. Ao acordar, deitado de barriga para cima, pedalar 120 vezes no ar. Esse exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou retardando o encurvamento das costa e aliviando as dores na coluna.

EXERCÍCIO DE YOGA PARA ELIMINAR A DOR DE CABEÇA E MELHORAR A DISPOSIÇÃO

Existe um exercício muito fácil de fazer e que geralmente resolve o problema da dor de cabeça.

O nariz tem um lado direito e um esquerdo; usamos ambos para inspirar e expirar. Na verdade eles são diferentes: o direito representa o Sol, o esquerdo, a lua.

Durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usar a esquerda para respirar. Dentro de cerca de cinco minutos a dor de cabeça deve ir embora.

Se você se sente cansado, faça ao contrário: feche a narina esquerda e respire pela direita. Num instante sentirá sua mente aliviado.

O lado direito pertence ao (sol-calor), por isso esquenta rapidamente, o esquerdo pertence à (lua-energia fria).

A maior parte das mulheres respira com o lado esquerdo do nariz, então se resfriam rapidamente.

A maioria dos homens respira pela narina direita e isso os influencia.

Repare no momento em que acordamos: qual dos lados respira melhor, o direito ou o esquerdo?

Se for o esquerdo você se sentirá cansado.

Então, feche a narina esquerda e use a direita para respirar. Você se sentirá aliviado rapidamente.

Isso pode e deve ser ensinado às crianças, mas é mais efetivo quando praticado por adultos.

Essa terapia alternativa natural, sem medicamentos, é algo em que também auxilia no equilíbrio energético do corpo, fortalecendo a saúde física.


EXERCÍCIO PARA ATIVAR A TIREÓIDE





Este exercício, chamado matsyasana, faz parte da ioga. Ele estimula a tireóide e ajuda a emagrecer.


Deitado de costas em um local confortável, use o apoio dos cotovelos para elevar o peito.



Coloque o alto da cabeça no solo, mas mantenha o peso do corpo nos cotovelos (veja a imagem).



Expanda o peito em direção ao teto. Fique nessa posição cerca de dez segundos, podendo evoluir aos poucos até chegar ao máximo de cinco minutos.

Você também pode, nessa mesma posição, esticar os braços acima do peito e juntar as mãos em prece. Pode também variar cruzando as pernas.

Desfaça com muito cuidado, apoiando novamente o corpo nos cotovelos e voltando as costas ao solo. Tenha muita atenção nos movimentos da cabeça.

Repita o processo uma ou duas vezes mais, dependendo do tempo que você ficar.

Esse exercício pode ser feito diariamente.

OBSERVAÇÃO: Este exercício é contra-indicado a pessoas com pressão alta, com problemas na coluna, com problemas cardíacos, durante a gravidez e no período menstrual.

Texto adaptado de:

http://yogasite.com.br/yogasite/asana.htm

A imagem também foi retirada desse site.



Lembre-se: O equilíbrio da vida está justamente na sua simplicidade. Então, pra que complicar?


enviado pela amiga Rose Genesini