Momentos de reflexão,auto-conhecimento e paz interior. Cantinho ecumênico ...Um pouco... O melhor de cada palavra e caminho de SENTIR DEUS,ter PAZ INTERIOR.Não importando a minha ou a sua crença. Somos livres , perfeitos,abundantes em sabedoria divina. Agradeço sempre a sua visita aqui. Bjs de luz e paz Namastê!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Uma visão positiva da vida

(Texto: Venerável Mestre Hsing Yün | Foto: Divulgação)

Cada um tem uma visão diferente da vida: uns são otimistas; outros, pessimistas. Os otimistas encaram tudo com positividade, enquanto os pessimistas são sempre negativos.

Não existem, no entanto, otimismo ou pessimismo absolutos no mundo. “O que surge na mente faz surgir todos os darmas, e todos os darmas cessam quando a mente cessa.” Há, é claro, causas e condições externas para o otimismo e o pessimismo. Mas, na maioria das vezes, eles são produtos de nossa própria criação.

Certa vez, um rei partiu em uma excursão de caça, durante a qual, por acidente, feriu gravemente um dedo. Quando perguntou ao ministro que o acompanhava o que deveria fazer, este, otimista, disse: “Que coisa boa!”

Ao ouvir isso, o rei ficou furioso. Acusou o ministro de se alegrar com o seu sofrimento e mandou que o prendessem. Um ano depois, o rei participou de outra caçada e foi capturado por um bando de nativos. Ele foi amarrado e colocado no altar como oferenda ao deus local. Quando o rei estava prestes a ser oferecido, o alto sacerdote percebeu que lhe faltava um dedo da mão. Por ter sido considerado uma oferenda incompleta, o rei foi libertado e o ministro que o acompanhava nessa ocasião foi usado em seu lugar.

O rei lembrou-se do ministro aprisionado, que havia considerado o seu dedo ferido como uma boa coisa, e tratou de soltá-lo. Por tê-lo encarcerado por um ano sem nenhum bom motivo, o rei ofereceu ao ministro as suas desculpas. O ministro, porém, foi tão otimista quanto antes e respondeu: “Ter passado um ano na cadeia também foi uma boa coisa. Se eu não estivesse preso, quem teria acompanhado vossa alteza àquela caçada e teria sido oferecido no altar?”

Ponto de vista
Assim, o que é bom não é necessariamente tão bom assim. Pela mesma razão, o que é mau não é necessariamente tão mau assim. O budismo ensina a impermanência. As coisas podem mudar para melhor ou para pior. Os pessimistas preocupam-se com o último milhão de dólares que lhes sobrou, enquanto os otimistas se alegram pelos últimos milhares de dólares que ainda possuem.

Quando o célebre erudito Su Dongpo foi rebaixado e transferido para a Ilha Hainan, considerou a calma solitude da ilha um mundo à parte de seus anteriores dias de glória na capital. Com a reflexão, Su se deu conta de que não era o único a viver em uma ilha isolada no vasto oceano. O próprio continente não é mais que uma outra ilha no vasto oceano. Como conseqüência, ele simplesmente aceitou as circunstâncias e sentiu-se feliz com sua sina. Sempre que comia frutos do mar, a comida local, ficava feliz por viver em Hainan. Pensava até que se outros ministros tivessem vindo antes dele, não poderia desfrutar toda aquela comida deliciosa sozinho.

Quando pensamos positivamente, a vida torna-se jubilosa. Monges budistas têm somente um manto sobre os ombros e um par de sapatos nos pés. Viajam por todos os lugares, como nuvens flutuantes. Em companhia de mendigos ou na presença de reis e imperadores, sentem-se igualmente confortáveis. Estão livres de tudo e possuem o universo em suas mentes. Como poderiam se sentir solitários ao coexistir com todos os seres sencientes do mundo?

Não existem, portanto, alegria ou sofrimento absolutos na vida. Enquanto tivermos uma atitude positiva, espírito para continuar nos empenhando e habilidade para pensar positivamente, o sofrimento poderá ser transformado em júbilo. Como disse Helen Keller, certa vez: “Quando se olha para o Sol, não se vê sombras.” Ter uma visão positiva da vida é como ter o Sol dentro do coração.

Frases

“Para quem é hesitante, mil palavras não bastam.
Para quem é determinado, uma palavra é como chuva de primavera.”

“Mais proveitosa que a teoria, é a prática.
Mais poderosa que a palavra, é a ação.
Mais valiosa que a inteligência, é a sabedoria. Mais eficaz que o intelecto, é o trabalho árduo.”

“Paciência e serenidade geram bons sentimentos.
Modéstia cria bons vínculos.”

Venerável Mestre Hsing Yün é o 48º patriarca do budismo chinês da escola Ch’an. Fundador do Monastério Fo Guang Shan, em Taiwan, e do Templo Zu Lai, em Cotia (SP), entre outros ao redor do mundo.