Momentos de reflexão,auto-conhecimento e paz interior. Cantinho ecumênico ...Um pouco... O melhor de cada palavra e caminho de SENTIR DEUS,ter PAZ INTERIOR.Não importando a minha ou a sua crença. Somos livres , perfeitos,abundantes em sabedoria divina. Agradeço sempre a sua visita aqui. Bjs de luz e paz Namastê!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Pare de sabotar você mesma! - Gasparetto

Na coluna anterior expliquei que as nossas crenças são responsáveis pelo nosso destino. Ou seja, a sua realidade é criada por você mesma. No entanto, é preciso entender a fundo esse poder de fazer as coisas acontecerem nas nossas vidas. Por exemplo: aquela senhora que põe a casa para vender, pois precisa de dinheiro, e depois de dois anos ainda não conseguiu vendê-la. Já a sua vizinha colocou a dela para vender há três meses e acaba de fazer um bom negócio. Por que essa diferença?

Na verdade, ocorre que essa senhora tem uma resistência. O imóvel que ela quer vender foi a casa em que foi criada. É o lugar onde viveu a sua infância, onde cresceu e foi feliz ao lado dos pais e irmãos. Por mais que contate corretores, anuncie em jornais e se esforce para realizar a venda, existe uma energia que compromete a sua intenção, pois emocionalmente ela está apegada à casa. Se, por um lado, nossas forças promovem um grande sucesso, existem outras forças que seguram esse sucesso, por mais que não tenhamos essa consciência. A gente chama isso de resistência.

Pois bem, eu vou dar o método, e você vai tentar identificar a sua resistência. Pense numa meta que gostaria de alcançar em breve. Desde uma cura até emagrecer, por exemplo. Agora se imagine e se sinta na situação que tanto almeja. Repare: surge alguma voz na sua cabeça negando essa situação? Se ela realmente aparece, essa voz é o que está gravado no seu subconsciente, o suficiente para segurá-la. É uma antiga crença que está lá estocada. Trata-se da sua resistência.

É engraçado também perceber que a questão do mérito está associada à nossa estima. É a crença: "Se eu sou pouco, eu mereço pouco e só posso ter pouco". Isso segura tudo. Você está onde se põe na vida. Não foi Deus, não foi o destino, não foi a sociedade. Foi você! E não adianta rezar. É um grande erro achar que as forças espirituais trabalham para a gente. Elas trabalham por meio da gente. Isso significa que nós somos uma pedra importante para que essas forças tenham condições de ajudar a realizar nossos desejos. Não é só porque pediu, porque tem fé... "Eu cansei de ter fé e não ser atendido." Não foi atendido porque tinha resistência e não dava condições para que as coisas se concretizassem.

Bem, e como vencer essas resistências? Se bancando! Ficando do seu lado para o que der e vier. Sempre! Essas vozes são justamente você contra você. Por isso é que elas seguram suas coisas. Se estiver a seu favor pra valer, nada nesse mundo irá contra você mesma. Se surgir alguma situação ruim, faça o seu melhor por você. Não é seu marido, filho, chefe ou amigo quem tem de ficar do seu lado. É você mesma! Sem você, acabou! Se não está do próprio lado, você teme. E o temor se transforma em resistência, que impede sua realização, seu progresso.

O que quer que aconteça na sua vida, se errou, não há problema. Valeu a tentativa. Deu errado, tudo se dá um jeito. Você é mais importante que tudo e que todos. Seja sua amiga. Confie, seja tolerante consigo mesma. Essa é a única maneira de quebrar essas resistências. Você merece. Você é ótima. Faça essa experiência durante esta semana: conte com você, faça por você!

Agora, vou mais longe: geralmente essas vozes estão relacionadas com defesas. Quando algo é visto como ruim, ou seja, perigoso para você, essa crença aciona o seu mecanismo de defesa e não deixa acontecer.

Revista Ana Maria

sábado, 8 de novembro de 2008

Vamos refletir com OSHO

Quando você estiver se sentindo feliz, amoroso, desprendido - esses são os momentos certos, quando a porta está muito próxima. Quando as pessoas estão infelizes, ansiosas, tensas e nervosas, com muita freqüência elas tentam a meditação - mas assim é difícil entrar.
Quando você estiver se sentindo ferido, raivoso ou triste, lembrará da meditação, mas isso é praticamente ir contra a corrente, e será difícil. Quando você estiver se sentindo feliz, amoroso, desprendido - esses são os momentos certos, quando a porta está muito próxima. Apenas uma batida será suficiente. Repentinamente em uma manhã você está se sentindo bem, e por nenhuma razão visível. Algo deve ter acontecido fundo no inconsciente, algo deve ter acontecido entre você e o cosmos, alguma harmonia; talvez tenha acontecido à noite, no sono profundo. Pela manhã você está se sentindo bem; não desperdice esse momento. Alguns minutos de meditação valerão mais do que dias de meditação quando você está infeliz. Ou, de repente, à noite na cama, você se sente à vontade... ambiente aconchegante, o calor da cama... Sente-se por cinco minutos, não desperdice esse momento. Uma certa harmonia está presente - use-a, embale-se nela, e essa onda o levará para longe, mais longe do que você poderia ir por conta própria. Aprenda a usar esses abençoados momentos...!
OSHO.

Sintomas da PAZ interior


1)- Tendência a pensar e agir espontaneamente ao invés de baseado no medo e nas experiências do passado;

2)- Uma habilidade imensa de valorizar e aproveitar cada momento;

3)- Perda pelo interresse de julgar pessoas;

4)- Perda pelo interesse de interpretar a ação alheia;

5)- Perda pelo interesse de participar de conflitos;

6)- Perda da habilidade de se pré-ocupar;

7)- Frequentemente dominado por episódios de imensa apreciação;

8)- Sentimentos de satisfação pela conexão com os outros e com a natureza;

9)- Freqüentes ataques de sorrisos;

10)- Uma incrível tendência a deixar as coisas acontecerem ao invés de forçá-las a acontecer;

11)- Uma incrível suscetibilidade ao amor recebido de outros, tanto qto à incontrolável necessidade de estendê-lo ao próximo.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Griffonia Simplicifolia

É uma planta natural encontrada no Oeste da África. Esta planta tem sido usada tradicionalmente na medicina africana para inibir diarréia, vômito e constipação, e também como um afrodisíaco. . As suas sementes contém um princípio ativo que é o 5-HTP e suas virtudes excepcionais.

O 5-HTP é o precursor imediato da Serotonina, um neuro-transmissor essencial cuja baixa de disponibilidade provoca um número importante de sintomas:

* Sentimento de cansaço físico e intelectual
* Perturbações de humor e de ansiedade
* Disfuncionamento do comportamento nutritivo (vômito/anorexia)
* Irritabilidade e agressividade
* Perturbação do sono



O 5-HTP é convertido no cérebro em forma de Serotonina.

Muito eficiente, Griffonia simplicifolia assegura um reabastecimento regular de Serotonina, imediatamente utilizável graças à presença do seu precursor direto nas suas sementes.


A Serotonina envia mensagens ao cérebro para:

* Controlar o apetite aumentando a satisfação
* Diminuir a percepção do sofrimento aumentando o limiar de tolerância da dor (no caso de enxaqueca crônica)

* Ajudar a combater a depressão

* Aliviar os sintomas do fibromialgia
Mente sã, corpo são

Metafísica da saúde ensina a mudar pensamentos e padrões de comportamento em função de uma vida mais saudável e harmoniosa

ÉRICA FABIOLA GÁSPARI

"Há muito mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia". Desse velho dito popular ninguém duvida. No entanto, existe um lugar bem mais próximo de cada um de nós, que é mais misterioso e difícil de ser desvendado. É o nosso próprio interior, que muitas vezes fica esquecido durante anos, em certos casos por medo ou falta de conhecimento. Realidade estranha, afinal de contas estamos no início de um novo século: o homem já pisou na Lua, já clonou animais e criou urna rede internacional de computadores, mas ainda não consegue penetrar em suas entranhas, compreender e lidar com suas reações e emoções. O que nos faz pensar que uma viagem ao próprio interior pode ser muito mais demorada e complicada do que uma viagem ao redor do mundo. Para descomplicar, um conhecimento chamado Metafísica, que foi muito investigado por Aristóteles - mas só passou a ser aceito como ciência na Idade Média, com o surgimento da Ontologia - vem conquistando muitos adeptos. E quem entra em contato com esse conhecimento garante que a vida muda para muito melhor.

Revolução Interior

O estudo da metafísica pode ser direcionado para diversos campos da vida. Porém, a metafísica da saúde é a que mais se destaca, especialmente entre pessoas que buscam auto-ajuda. De acordo com o metafísico Valcapelli, que estuda o assunto há oito anos, a metafísica da saúde faz menção ao que é essencial, profundo e verdadeiro no universo interior do ser humano. Está relacionada a parte psíquica, sentimental, energética, espiritual e emocional de cada indivíduo e a maneira como ele lida com as situações diárias, sejam elas ligadas ao trabalho, à família, ao amor e tantas outras áreas da vida. "A metafísica parte do princípio de que é a alma que organiza a matéria e não o físico que cria a essência", diz Valcapelli.

Na prática funciona de uma forma bem sutil. "Quando o indivíduo tem sucesso em suas realizações, passa a se sentir bem, realizado e feliz e, conseqüentemente, mais saudável. Já quando o indivíduo tem dificuldades e conflitos em suas realizações; hà.a manifestação de um estado interior confuso, que influencia no metabolismo do corpo, causando as doenças. Isso ocorre porque é quando a pessoa está no auge de seu conflito interno que elas surgem", explica.

Valcapelli diz que a metafísica dá condições para trabalhar com essa desarmonia interior, reestabelecendo o equilíbrio, a auto-estima, a autoconfiança e promovendo uma integração mais harmoniosa com si mesmo. Esses benefícios permitem se relacionar melhor, se integrar melhor e se organizar melhor. E é desta maneira que a metafísica da saúde atinge seu principal objetivo, que é oferecer boas condições internas que possam refletir positivamente no mundo ao redor de cada indivíduo.

Em favor da vida

A metafísica da saúde tem sido muito importante para novas descobertas na área psicossomática - interferências emocionais que causam distúrbios físicos. Por isso, médicos, terapeutas e psicólogos têm utilizado a metafísica na busca de resultados positivos para a recuperação de seus pacientes. Até agora a metafísica da saúde tem se demonstrado uma grande aliada nesse sentido. "A metafísica facilita compreender o outro, mapeia a condição interna, mostra onde está o foco do problema e em quais situações da vida aquele problema acontece, com intensidade. Ela dá as coordenadas

do que fazer, do que falta pata ser melhor sucedido e quais atitudes e recursos são necessários pata aprimoramento interior, pois o como é um sensor e cada parte dele reflete uma emoção, assim, é preciso estabelecer novos padrões de comportamento de acordo com o órgão afetado e o tipo de alteração que ele apresenta", comenta Valcapelli.

Por exemplo, se a pessoa tem algum problema nas vias respiratórias, representa que tem dificuldade em se integrar com o ambiente; quando há algum probleminha como rouquidão, gagueira ou outro relacionado com as cordas vocais, significa que há dificuldades em ter bons contatos com as pessoas e de verbalizar as emoções; quando o problema está relacionado ao pulmão, que é o contato com a vida, representa que a pessoa está esgotada por ter feito muito por pessoas ou situações que não valeram a pena; quando o problema é uma gripe, significa falta de confiança em relação a mudanças e desconfiança do bem sucedido; e assim por diante.

Ao adquirir a consciência metafísica de uma disfunção do organismo, obtemos um importante recurso para a reorganização do mundo interno que se reflete no ambiente externo e principalmente no corpo em forma de saúde e vitalidade.

Consciente do padrão interno que está desencadeando a doença no corpo e sabendo quais são as atitudes positivas que estabelecem a saúde física, psíquica e emocional, você terá à mão um importante recurso de auto-ajuda.

Metafísica do lar

A metafísica se estende na área do ambiente familiar, no qual é possível fazer inúmeras leituras. "No lar é possível avaliar a convivência, as manias e a relação com o ambiente familiar. Nós somos muito o que nossa casa é. Por exemplo, a nossa relação com a sala mostra como é nossa relação com o social, se você fica muito na sala, representa que é uma pessoa que faz muitos amigos, que está sempre entrosada, cercada de pessoas e que se sobressai. Se você é uma pessoa que fica muito no quarto, representa que é uma pessoa mais recatada, voltada para sua intimidade e seu interior, tem tendência a se fechar. Este comportamento é muito comum entre os adolescentes", explica Valcapelli.

Metafísica do trabalho

No campo profissional, Valcapelli explica que tudo o que desempenhamos fora é o que, na realidade, precisamos desenvolver dentro. "Quando urna pessoa passa a compreender e dedicar-se à metafísica do trabalho, se dá conta de que o trabalho contribui muito mais com o desenvolvimento dos conteúdos interiores do que financeiramente, pois o dinheiro se dilui com o tempo e os conteúdos interiores são eternos", explica ele. A pessoa que trabalha na área de comunicação exercita a expressão e tem necessidade de se expor afetivamente, colocar para fora seus mais caros sentimentos, ou seja, comunicar-se. Quem trabalha na área de administração quer administrar-se, ter boa ordem mental, desembaraço, controle de suas vontades e avaliar o melhor momento de fazer o que gosta.

Experiência que vale a pena


Cristiana, Anie e Rosana, felizes com os resultados da metafísica da saúde.


"A metafísica da saúde acrescentou muitíssimo ao meu autoconhecimento é uma grande ferramenta a ser usada. Consegui me recuperar de um problema no sistema endócrino mudando meus padrões de comportamento. A gente passa a observar que certos comportamentos podem desenvolver alguns problemas de saúde no futuro, assim você começa a trabalhar com elementos que a metafísica te dá. Eu me identifiquei bastante, aprendi a me refazer, me tratar bem e a mexer com aspectos profundos sem me ferir"
- Anie Santos, 31 anos - artista plástica.

"Eu estou participando do curso de metafísica da saúde e está sendo maravilhoso. Aprendi que o segredo está no meu interior e que tudo tem uma razão de ser, o corpo nos mostra isso. Com a metafísica você se torna uma pessoa mais consciente do seu corpo e quando há algum problema, a metafísica ajuda a revertê-lo. Eu já tive problema de rinite e quando percebo que estou tendo atitudes que possam desencadeá-la, já começo a reverter mudando meu comportamento. Acho que a metafísica é um aliado no processo de evolução, pois o que você sente é o que você acredita"
Cristina Rebola, 36 anos - analista de sistemas e terapeuta holística.

"Com a metafísica da saúde você aprende a se conhecer por meio do próprio corpo. A gente aprende que há certos padrões de reagir diante de situações que não fazem bem pra gente e a gente não se dá conta. O funcionamento do corpo tem correlação com, a personalidade e quando a gente coloca em prática percebe como é incrível o funcionamento. Por exemplo, as doenças crônicas são indícios de um padrão de comportamento repetitivo. Particularmente acredito que a metafísica funciona melhor que a terapia, pois o corpo é que mostra o seu problema e é muito preciso. E mesmo que você não tenha a doença pode evitá-la. Hoje em dia tenho muito mais respeito e admiração pelo meu corpo. As vezes me pergunto qual é o nosso limite, a gente ainda não sabe até onde pode ir, é maravilhoso"
- Rosana Dau Videira, 37 anos – jornalista.

(Matéria publicada no Jornal da Cidade - Jundiaí, sessão:
Domingo Especial - 14 de outubro de 2001 - nº 756 - pág. 3)

VALCAPELLI

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA METAFÍSICA
...

A Metafísica compreende os aspectos estruturais e energéticos que coordenam as matérias orgânicas e inorgânicas. É um estudo especial sobre a essência do universo, sua formação e dos seres que nele habitam. Ela nos proporciona uma ótica ampla dos fatores tempo e espaço, bem como do senso do Bem e do Mal, categorias imutáveis e eternas, constituintes das causas primitivas do mundo físico.

O termo metafísica significa: meta = além e física = matéria. Portanto, tudo aquilo que estiver além do físico poderá ser considerado Metafísica. Ela compreende a esfera psíquica, emocional, energética, espiritual e sentimental. A metafísica parte do princípio de que é a alma que organiza a matéria e não o físico que cria a essência.

O termo metafísica foi atribuído a Aristóteles, muito embora esse filósofo tenha deixado esse assunto à margem de suas investigações. A metafísica passou a ser organizada como ciência apenas na Idade Média, com o surgimento da Ontologia. Essa é considerada uma parte da Metafísica, que estuda os problemas do Ser enquanto Ser.

A Psicologia contribuiu para uma melhor compreensão da Metafísica, trazendo maiores esclarecimentos acerca da somatização das doenças. A Psicologia iniciou o estudo das interferências emocionais como causa de distúrbios físicos no indivíduo (psicossomática).

Na Califórnia, o estudo da Metafísica se encontra em estágio mais avançado que no Brasil.

Os fundamentos metafísicos não estão distantes da sua realidade; ao contrário é justamente nela que se manifestam as causas metafísicas dos distúrbios do corpo. A raiz dos problemas físicos está na atitude interior frente às situações do cotidiano. É a postura da pessoa que determina a saúde do corpo ou desencadeia as doenças que afetam o organismo. De acordo com o órgão afetado e o tipo de alteração que ele apresenta, o corpo revela como a pessoa se encontra na área da vida que se correlaciona com esse órgão. Observando e interpretando o comportamento da pessoa, pode-se ter uma noção da sua vulnerabilidade à determinada doença ou o fortalecimento de um determinado órgão.

O corpo é um sensor que acusa o modo como estamos lidando com os acontecimentos. Cada parte dele reflete uma emoção. Todas alterações metabólicas do organismo têm sua origem no desequilíbrio emocional. Na vida somos cercados pelas situações do ambiente que afetam nossas emoções; pode-se dizer que, dependendo do nosso estado emocional, vamos ter um tipo de reação diante dos acontecimentos. De acordo com essas alterações emocionais, vamos manter a saúde ou provocar as doenças.

Todos os acontecimentos que nos cercam, sejam em nossa casa, sejam no ambiente de trabalho, estão ligados a padrões de comportamento desenvolvidos ao longo da vida. Assim sendo, torna-se importante o trabalho de auto observação, a fim de que esses acontecimentos possam ser interpretados, e venhamos a contribuir na identificação dos pontos que estamos deixando de expressar.

Ao adquirir a consciência metafísica de uma disfunção do organismo, obtemos um importante recurso para a reorganização do mundo interno que se reflete no ambiente externo e principalmente no corpo em forma de saúde e vitalidade.

Consciente do padrão interno que esta desencadeando a doença no corpo e sabendo quais são as atitudes positivas que estabelecem a saúde física, psíquica e emocional, você terá à mão um importante recurso de auto-ajuda.

(Valcapelli)

Neuróbica, Ginástica Cerebral ...

Mantendo seu Cérebro Vivo!

Até 1998, considerava-se que novas células cerebrais (os neurônios) não seriam geradas nos adultos, hipótese refutada por cientistas americanos e suecos. Também descobriu-se que o declínio mental das pessoas com a idade não advém da morte das células nervosas, mas principalmente da redução do número e da complexidade dos dendritos (prolongamentos dos neurônios, como se fossem anteninhas por onde chegam as informações).

A Neuróbica se baseia nas conclusões de pesquisas mais recentes, nas quais foi comprovado que neurônicos velhos podem desenvolver dendritos para compensar as perdas com a idade.

Para isso, é necessário se utilizar de forma plena os 5 sentidos através de atividades não rotineiras. Por exemplo, ao ser apresentado para alguém: normalmente, guardamos na memória parte de sua aparência física e talvez o nome. Se não encontrá-la novamente em breve, poderá ter esquecido tudo isso. Mas, se você utilizar seus outros sentidos além da visão para conhecê-lo: o cheiro, timbre da voz, gestos, sensação da mão, gestos, etc. você estará fazendo neuróbica, associando uma série de informações sensoriais. Se você se esquecer do nome, terá ainda várias outras informações para se lembrar daquela pessoa.

A rotina é realizada através dos mesmos circuitos cerebrais, não ativando novos circuitos, os quais vão se perdendo com o envelhecimento (caso não sejam realizados exercícios cerebrais).

Dentre os 5 sentidos, o olfato é o mais importante em relação á ativação da memória, pois se relaciona diretamente com o hipocampo (centro da formação da memória e mapas mentais) e com o sistema límbico: processamento de emoçôes. Assim, o aroma de pão fresco, café ou de uma flor nos desperta emoções que estimulam a memória para diversos acontecimentos de nossa vida.

O fato de uma memória envolver emoções, a leva a ser arquivada com maior probabilidade na memória de longo prazo, fato utilizado pela Neuróbica. Mas, como fazer os exercícios?

Aí vão alguns exercícios cerebrais propostos pelo Dr. Katz em seu livro. Escolha 1 ou 2 e os faça ao começar ao terminar do dia, não repetindo-os por muito tempo para que não se tornem rotineiros:

1. Ao acordar, cheire uma essência de aroma diferente por 1 semana: eucalipto, limão, alecrim, baunilha, etc. Feche o frasco e o abra novamente depois de tomar o banho e se vestir.

2. Tome banho de chuveiro com os olhos fechados e todas as precauções para não cair ou se machucar. Tome consciência da textura e temperatura da água, sabão, de sua pele, etc.

3. Escove os dentes com a outra mão. Se a sua mão dominante for a direita, escove os dentes com a esquerda e vice-versa.

4. Troque de mão também ao pentear o cabelo, abotoar as roupas, comer, usar o controle remoto.

5. Mude suas atividades de rotina: vista-se depois do café, ligue a TV num programa que nuca viu; leve o cachorro para passear em um novo caminho.

6. Quando for tomar banho, use uma série de stímulos sensoriais: óleos aromáticos para o banho, sabonetes perfumados, esponjas, escovas, toalhas macias, creme hidratante.

7. Leia textos em voz alta para seu parceiro;

8. Sexo: feche os olhos, ponha roupas de cetim, espalhe pétalas de rosa pela cama, tome uma champanhe gelada, massageie um ao outro com óleos perfumados, sempre com uma música ao fundo.

Bibliografia:

Katz, Lawrence & Rubin, Manning. Mantenha seu Cérebro Vivo. Rio de Janeiro: Sextante. 2000