Momentos de reflexão,auto-conhecimento e paz interior. Cantinho ecumênico ...Um pouco... O melhor de cada palavra e caminho de SENTIR DEUS,ter PAZ INTERIOR.Não importando a minha ou a sua crença. Somos livres , perfeitos,abundantes em sabedoria divina. Agradeço sempre a sua visita aqui. Bjs de luz e paz Namastê!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Livro Atraia Dinheiro Agora-Joe Vitale

Para o pessoal do Segredo,Lei da Atração,família e amigos que o Universo me trouxe,compartilho esse livro e créditos da amiga Luciene Lima que traduziu: Attract Money Now do dr.Joe Vitale!!!E viva a Prosperidade chegando!!!
Tradução terminada, com autorização da equipe do Joe Vitale, e agora devidamente publicada em:
http://espacocriando.com/lvsa.htm

Estude os 7 passos, aplique a fórmula e…sucesso para você!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PROTEÇÃO ESPIRITUAL

PROTEÇÃO ESPIRITUAL
por Bruno J. Gimenes - sintonia@luzdaserra.com.br
A RECEITA INFALÍVEL
Sempre que o assunto é proteção espiritual normalmente costumamos abordá-lo sob uma visão muito estreita, mas também temos o hábito de considerar que a tão almejada proteção espiritual é conquistada em algum lugar externo, com a ajuda de uma solução mágica ou com uma receita infalível.
Realmente existe uma receita para a conquista da verdadeira proteção espiritual, que não é um amuleto, tampouco um patuá ou um ritual específico. Não estou dizendo que alguns elementos externos não sejam acessórios importantes na busca de um estado seguro de equilíbrio espiritual, entretanto, o principal elemento que determina a genuína proteção espiritual é viver a verdade a cada ato.
Só consegue atingir um estado de proteção espiritual aquele que vive a verdade da sua alma, em cada atitude e situação da vida.

A AURA HUMANA
O ser humano é composto por diversos corpos, em diversas faixas de frequência, para facilitar vamos resumir em dois tipos: o corpo físico e o energético.
Tudo o que acontece no corpo físico reflete-se na estrutura do corpo energético, bem como tudo o que ocorre no corpo energético, reflete-se no corpo físico. A aura humana é exatamente o nosso corpo energético.
Assim como o planeta mantém um campo de energia que bloqueia a passagem de asteroides e cometas na atmosfera terrestre, a aura humana serve como um escudo protetor que bloqueia o acesso de forças negativas externas.
A aura, psicossoma, perianto, corpo de luz, são nomes variados para representar o nosso sistema energético ou corpo sutil. Mas o que alimenta e constitui esse campo energético? Qual energia é responsável por mantê-lo abastecido?
A força da vida.
Energia vital, prana, espírito santo, chi, ki ou manas, todos estes nomes referem-se à mesma energia. É a energia vital universal que abastece nosso campo energético.

A INFLUÊNCIA DOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS
Genericamente, recebemos a todo instante um fluxo contínuo de energia vital, o qual abastece os nossos corpos energéticos e consequentemente vitaliza as funções do corpo físico.
O corpo físico não é alimentado apenas pela energia vital, pois também depende do repouso (sono), da alimentação e da respiração. Mas o corpo energético é alimentado pela energia vital que nos abastece diariamente. Ocorre que os nossos pensamentos e emoções têm a capacidade de influenciar a qualidade da energia vital a qual recebemos diariamente, logo, têm o poder de manter ou piorar o padrão da energia recebida.
Pensamentos e emoções negativas frequentes desarmonizam o fluxo energético que constitui o campo de força que protege o espírito humano de invasões sutis de diversos aspectos.

A PROTEÇÃO COMEÇA NA CONSCIÊNCIA
"Orai e Vigiai" a qualidade das emoções e dos pensamentos é o melhor caminho. Você pode utilizar salmos, orações específicas, simpatias e rituais de proteção, entretanto, a força que alimenta a sua proteção espiritual é basicamente consciencial.
Ninguém que esteja com um vazio consciencial enorme dentro do peito conseguirá uma proteção espiritual real e duradoura utilizando-se apenas de elementos externos.

OS DIFERENTES ATAQUES
Podemos sofrer invasões energéticas nocivas de diversos aspectos, mas para facilitar o entendimento, vamos resumir em apenas dois tipos:
- Espiritual: entidades espirituais desencarnadas agem interferindo na harmonia energética de uma ou mais pessoas.
- Mental/Emocional: a energia de pensamentos e emoções negativas age de forma nociva na aura de uma ou mais pessoas.

SEMPRE HÁ TROCAS
Quando dois corpos se unem, depois deste encontro, jamais serão os mesmos, energeticamente falando. O tempo todo trocamos energias sutis com os ambientes e pessoas as quais temos contato, e nem sempre doamos fluidos de boa qualidade, bem como podemos receber fluídos nocivos. O segredo não é apenas saber bloquear a captação de energias sutis, mas saber transmutá-las quando absorvidas.
E como limpar-se de energias nocivas? Como proteger-se?

A humanidade no século XXI está sendo banhada por uma chuva de informações acerca da evolução da alma, das curas naturais e da espiritualidade, jamais antes imaginada. Aproveitando este momento primoroso, devemos incorporar em nossos hábitos diários atitudes voltadas não somente para o bem estar do corpo físico, mas para o corpo energético. E o que pode ser feito para purificar e alimentar o corpo energético?

REZAR: Reze todos os dias! Chame esta prática de prece, oração ou meditação, o nome não importa. O que realmente interessa é que você reserve dez minutos, três vezes ao dia, para se sintonizar com a Força Maior ou Deus. Mas é bom que você saiba que a prece mecânica, a qual não é feita com a força da gratidão, não funciona.

AMAR, PERDOAR E ACEITAR: Colocar amor em todos os atos conscientemente desenvolve a aceitação e o perdão nas situações conflitantes da vida. Esses momentos, quando não contornados com a força do amor, podem produzir grandes perdas de força no campo de energia humano, e assim facilitar os ataques.

ESTUDAR SEMPRE, SEMPRE MESMO: Jamais deixar de aprender sobre o grande mistério da vida, sobre a relação entre Deus e o homem, sobre a cura da alma e a elevação da consciência como um todo.

BUSCAR A SUA VERDADE: Focar na sua missão espiritual desta existência física. Viva a sua vida física como achar que deve viver, todavia, jamais se distraia do fato de que toda alma encarnada neste mundo tem um propósito e que a forma mais plena de existir é encontrar e realizar este propósito.

PRÁTICAS SAUDÁVEIS: Receber passes nos centros espíritas, fazer yoga, reiki, exercícios físicos, práticas bionergéticas, meditações e rir bastante, sempre contribui muito na conquista da proteção espiritual.

DESMISTIFIQUE:
- AMULETOS: São artefatos, normalmente produzidos pela combinação de elementos naturais (cristais, ervas, metais, etc.) carregados com a força de uma intenção maior, que os torna capazes de fortalecer a aura de quem os utiliza.

- CORPO FECHADO: É apenas um termo utilizado de forma coloquial para remeter a um indivíduo que tem um campo energético mais forte. Tecnicamente falando, "fechar o corpo" seria muito nocivo porque implicaria em bloquear a passagem de qualquer tipo de energia, inclusive, a força vital universal que nos abastece continuamente. Neste conceito técnico, ter o "corpo fechado" seria uma condição muito precária de viver.

- RESSONÂNCIA OU SINTONIA ESPIRITUAL: O que você pensa, sente e acredita está sempre ligado ao que você manifesta em sua constituição áurica, e, por conseguinte, determina a sua sintonia espiritual. Em se tratando de invasões espirituais, cada pessoa se sintoniza com os espíritos semelhantes em condições mentais, emocionais e morais. Mudando esses aspectos no indivíduo, a sua ressonância ou sintonia mudará na mesma proporção. Portanto, é a reforma íntima a porta de entrada para uma condição de proteção espiritual.
Fonte:http://somostodosum.ig.com.br/clube/c.asp?id=31546#.UDZQhgjQTJ8.facebook

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Minuto Zen


Frase do Calunga



  Não se esqueça de que o impossível só dura o tempo que precisa para ser realizado.

Por que sentimos dor? Veja o significado da dor pela Linguagem do Corpo (Cristina Cairo)



Dor

Simboliza falta de amparo. A pessoa se sente só, não consegue resolver problemas emocionais e culpa-se, inconscientemente. Qualquer pessoa pode ter sentimento de culpa e ele pode ser causado até pelas coisas mais simples. Normalmente esse sentimento está oculto em nosso interior sob formas muito disfarçadas. A culpa só poderá ser eliminada do coração se for compreendida, se aceitarmos o fato de que ela existe erroneamente e se conhecermos a verdade de que ninguém precisa arcar com as responsabilidades que são dos outros.
Devemos saber delegar responsabilidades no lar, no trabalho, nos estudos de grupo e não assumir tudo, para não nos sobrecarregar.
A dor vem mostrar que algo está errado em sua vida e que você está se sentindo limitado para agir em seu próprio benefício. Quando uma pessoa está sobrecarregada de serviços e responsabilidades, contrariando seu bem estar e prejudicando seu amor próprio, seu inconsciente atuará, ”avisando-a” que está na hora de refletir e fazer mudanças.
Enfim, várias são as razões para sentirmos dores de cabeça, dores nos ossos, nos dentes, etc. Pare de justificar tudo. É desnecessário que você explique aos outros os porquês das suas atitudes ou que justifique a demora em tomar decisões. Respeitese e todos também o respeitarão. Aceite-se da maneira que você é hoje e saiba que, a cada dia, poderá melhorar em todos os sentidos. Não tente colher frutos que ainda não amadureceram. Tenha mais paciência e respeite o tempo.


Cristina Cairo, Livro : Linguagem do Corpo

A dietoterapia Chinesa

A dietoterapia Chinesa, diferente da farmacologia Chinesa, tem uma ação mais lenta e mais fraca, permitindo uma ingestão prolongada e normalmente são indicadas para doenças crônicas, incluindo a prevenção e manutenção, embora ela também possa ser aplicada como fármaco em situações agudas, como a segunda parte deste compêndio propõe. Os alimentos (assim como os fármacos) são divididos nas seguintes
classificações:

4 Qi

• Frio • Fresco

• Morno

• Quente

Os 4 Qi são ligados às sensações que são sentidas pelas pessoas no estômago ou na pele quando ingerem alimentos com essa classificação. Por exemplo; para doenças de natureza fria, deve-se ingerir alimentos de natureza morna ou quente e para doenças de natureza quente, deve-se ingerir alimentos de natureza fria ou fresca. É importante ressaltar que o Qi dos alimentos muda conforme o seu preparo, como por exemplo a cenoura, que crua é fresca e cozida ou tostada é morna (normalmente o alimento cozido aquece sua natureza). Para identificar os alimentos, existe uma vasta literatura que deve ser um guia de consultório. Uma dica interessante é que a ingestão de determinados órgão e vísceras fazem bem ao seu correspondente no corpo. Por exemplo; o rim animal é bom para o rim humano; o fígado animal é bom para o fígado humano e assim por diante. Existe também uma correlação com a forma dos alimentos e sua ação nutritiva. Por exemplo; o feijão tem a forma de um rim e beneficia o rim humano; o inhame e o maxixe tem a forma semelhante aos gânglios linfáticos e beneficiam os mesmos no ser humano; as sementes de gergelim tem a forma de neurônios e as nozes tem a forma de cérebro e portanto atuam no sistema nervoso; a raiz de ginseng se assemelha ao corpo humano e portanto é utilizada para todo ele como um tônico geral.

Alimentos classificados de acordo com os 4 Qi: Natureza Fria agar-agar, alface romana, algas em geral, amora, aspargo, azedinha, banana, beldroega, broto de bambu, caldo de cana, caqui, carambola, caranguejo, clara de ovo, escargot, germe de trigo, manga, mariscos em geral, melancia, ostra, polvo, quiabo, raiz-de-lótus, ruibarbo, sal, siri, tomate, toronja.

Natureza Fresca

Abacaxi, abóbora, abóbora-d'água, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, aveia, banchá, berinjela, camomila, cevada, cevada perolada, chá verde, chicória, chuchu, cogumelo comum, espinafre, farelo de trigo, feijão branco, feijão verde, fígado de carneiro, folha de inhame, glúten (seitan), hortelã, laranja, limão, lúpulo, maçã, melão, óleo de gergelim, orégano, ovo de pata, painço, pepino, pera, rã, rabanete, soja, tangerina, tofu, trigo, trigo-sarraceno.

Natureza Morna

Abobrinha, açafroa, açúcar mascavo, alcaparra, alecrim, alho, alho-poró, amasake, anchova, aneto, arroz moti, batata-doce, café, camarão, castanha, cebola, cebolinha, cereja, coentro, cominho, damasco seco, enguia, ervadoce, fígado de galinha e de porco, mostarda, tabaco, frango, gengibre, girassol, goiaba, hortelã-pimenta, leite de coco, leite de ovelha, louro, maltose, manjericão, manteiga, morango, noz, pêssego, pinhão, pistache, rim de boi e de carneiro, salsa, sorgo, tâmara, uva, vinho.

Natureza Quente canela, gengibre seco, pimenta, pimentão, óleo de soja, truta.

Natureza Neutra abóbora-d'água, açafrão, açúcar branco, alcaçuz, alfafa, ameixa, amêndoa, amendoim, arenque, arroz branco, arroz integral, atum, azeitona, batata-inglesa, beterraba, boi, cabelo de milho, cação, cará, carneiro, carpa, cenoura, centeio, coco (polpa), cogumelo shiitake, couve, couve-flor, ervilha, esturjão, farelo de arroz, feijão azuki, feijão-decorda, fígado de boi, figo, folha de goiaba, folha de rabanete, framboesa, gema de ovo, gergelim preto, inhame, leite humano, leite de vaca, maçã ácida, mamão, mel, milho, moela de galinha, nabo, óleo de amendoim, ovo de galinha, pato, peixe de carne branca, pombo, queijo, repolho, rim de porco, sardinha, semente de lótus, uva.

5 Sabores

• Azedo • Amargo

• Adocicado

• Picante

• Salgado

Os 5 sabores são ligados a cada um dos 5 elementos do pentagrama, reforçando sua energia quando debilitados. Abaixo segue a lista de referências:

• AzedoFígado

• Amargo Coração

• Adocicado Baço

• Picante Pulmão
• Salgado Rim

É importante citar que o excesso de determinado sabor característico de um elemento, prejudicará o seu elemento dominado de acordo com o cliclo de dominância, a saber:

• O excesso de azedo prejudica o Baço – altera músculos (tônus) e lábios

• O excesso de amargo prejudica o Pulmão – altera pele e pêlos

• O excesso de adocicado prejudica o Rim – altera ossos e cabelos

• O excesso de picante prejudica o Fígado – altera músculos (cinética) e unhas

• O excesso de salgado prejudica o Coração – altera sangue e face

Alimentos classificados de acordo com os 4 Qi: Sabor Azedo azeitona, carne branca de aves, damasco, inhame, laranja, limão, manga, pera, queijo branco, tomate, uva.

Sabor Amargo alface, almeirão, chás (bardana, boldo, flor de laranjeira, casca seca de tangerina, valeriana), chicória, escarola, espinafre, rúcula, fígado de coelho, jiló, ruibarbo, soja.

Sabor Adocicado abóbora, abobrinha, alcachofra, arroz, batata, berinjela, carne de boi, chás (alcaçuz, erva-doce), champignon, couveflor, espinafre, mamão, mel, figo, frango, ovo de galinha, peixe magro.

Sabor Picante alho, alho-poró, canela, cebola, cebolinha, chá (hortelã, casca seca de laranja), nabo, orégano, pimenta, pimenta-doreino, pistache, rabanete.

Sabor Salgado alga marinha, camarão, escargot, feijão, frutas secas, marisco, ostra, ovo de codorna, pé de porco, peixe de água salgada, rim de porco, tartaruga.

quentes evitar alimentos frios ou gelados ingeridos sozinhos devem sempre estar acompanhados de alimentos
mornos para evitar o choque térmico. Em dias muito frios evitar alimentos quentes ou condimentados sozinhos
Existem algumas regras que devem ser seguidas na administração do alimento como recurso terapêutico e sem dúvida, é necessário um acertado diagnóstico dos desequilíbrios energéticos presentes no paciente, conjuntamente com uma detalhada relação dos alimentos que ele costuma ingerir diariamente. Existe um esquema básico a saber: 1. Faça uma classificação dos alimentos ingeridos diariamente pelo paciente em termos de Qi e sabor. 2. Aumente o que está deficiente e reduza o que está em excesso. 3. Destine alimentos quentes e mornos para doenças frias e alimentos frios e frescos para doenças quentes. 4. A mastigação adequada (liquefazer o sólido) é importante para que os órgãos possam absorver seus sabores correspondentes. 5. Evitar comidas muito frias para que Baço e Estômago não sejam agredidos. Conjugue alimentos quentes e frios numa mesma refeição, exceto quando se tratar de um tratamento específico de curta duração (agudo). 6. Em casos de obstruções severas, separe um dia da semana para que o paciente faça uma desintoxicação que pode ser somente com vegetais ou frutas. 7. Não passe mais do que uma hora sem pelo menos um gole d’água enquanto estiver acordado, todos os dias, pelo resto da vida. 8. Se precisar beber líquidos com a refeição que seja água sem gelo, em pequeninos goles, para não prejudicar a amilase salivar que digere o amido. 9. É importante que haja um predomínio de alimentos mornos, frescos e neutros em todas as estações do ano. Tentar manter a temperatura dos alimentos ingeridos conforme a estação climática, por exemplo; em dias muito devem sempre estar acompanhados de alimentos frescos ou frios.

Será apresentado um compêndio de alimentos separados por categorias, que podem ser utilizados direcionados para uma Síndrome de Desequilíbrio Energético específica, atuando assim de acordo com o princípio farmacológico da MTC. Contudo, as regras propostas na primeira parte deste apostilado, devem ser estritamente seguidas para que advenham os devidos resultados aqui propostos. Na listagem de alimentos sugeridos em cada uma das categorias, é necessário esclarecer que existe um preparo e uma administração específica, que não foi abordada neste compêndio, pois o tornaria demasiado longo. Para saber mais detalhes, consulte o livro “Alimentos Chineses para Longevidade – A ARTE DA LONGA VIDA – Lu, Henry C. – Editora ROCA.

Na Medicina Tradicional Chinesa, os alimentos que tem a função de aumentar a imunologia corpórea, são chamados de alimentos tônicos. Existem quatro categorias de alimentos tônicos comuns com o potencial de melhorar a função imunológica corpórea e uma categoria que pode fortalecer um órgão interno específico: 1. Tônico de energia 2. Tônico de sangue 3. Tônico de Yin (Yin Renal) 4. Tônico de Yang (Yang Renal) 5. Tônicos Orgânicos

Os alimentos tônicos presentes na Medicina Tradicional Chinesa, tem a intenção, assim como o Ocidente, de corrigir uma deficiência específica no organismo. O Ocidente utiliza a análise microscópica para identificar fontes de vitaminas, sais minerais e outros elementos que um organismo, que apresente uma deficiência, necessite receber. Já a Medicina Tradicional Chinesa, aplica os alimentos com a intenção de corrigir uma deficiência especifica no organismo, segundo a análise da função energética de cada alimento.

1. Tônico de energia

A deficiência energética pode estar presente em todo organismo ou em um sistema específico.

Suas causas incluem; doenças crônicas, doenças severas, fatores genéticos (constitucional) e idade avançada. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de deficiência energética; são elas:

• Leucopenia

• Asma brônquica

• Miastenia grave

• Resfriados frequentes

• Infecções cutâneas

A deficiência energética está ligada mais diretamente ao Estômago e ao Baço, ocasionando uma baixa imunológica, pois quando esses sistemas são afetados é comprometida a matriz da energia (Gu Qi) que é a base da função imunológica orgânica. Por isso os tônicos energéticos aumentam a imunologia.

São alimentos tônicos energéticos:

Carne de boi, ninho de andorinha, semente amarga de abóbora, milho-zaburro, cerejas, galinha, coco, carne de garça-azul, tâmaras, enguia, arroz glutinoso fermentado, noz japonesa, ginsém, ganso, uvas, arenque, mel, jaca, alcaçuz, “longan”, pó de rizoma de lótus, cavalinha, peixe mandarim, polvo, ovo e carne de pomba, batatas-doces e brancas, coelho, tâmaras pretas e vermelhas, arroz glutinoso e polido, açúcar em pedra, barbatana de tubarão, cogumelo shiitake, abóbora, esturjão, queijo tipo tofu e vagens brancas.

2. Tônicos de Sangue

A deficiência de sangue pode resultar de uma hemorragia ou absorção pobre de nutrientes. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de deficiência de sangue; são elas:

• Anemia hemolítica

• Urticária

Podem haver casos em que uma deficiência de sangue gere uma deficiência de energia. Nesse caso a pessoa deve ingerir alimentos tônicos energéticos e de sangue ao mesmo tempo.

São alimentos tônicos de sangue: Carne de boi, figado de boi, “blood clams”, ovos de galinha, siba, “donggui”, uvas, presunto, nozes de lechia, “longan”, peixe mandarim, leite humano e de égua, polvo, rabada, ostras, semente de palmeira, fígado e pé de porco, pepino do mar, fígado de carneiro e de cabra, pele de feijão-de-soja preta e espinafre.

3. Tônicos de Yin (Tônicos de Yin Renal)

Esta deficiência diz respeito aos líquidos corpóreos ou ao sêmem nos homens. Normalmente resulta de uma doença crônica, sexo excessivo (principalmente nos homens) e partos frequentes nas mulheres. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de deficiência de yin; são elas:

• Púrpura alérgica

• Lúpus eritematoso

• Reumatismo

• Artrite reumatóide

• Tuberculose

• Hepatite crônica

São alimentos tônicos de Yin: Haliote, vesícula natatória de tubarão, maças, semente de damasco doce, aspargos, queijo tofu, ninho de andorinha, abóbora amarga (“balsam pear), açúcar mascavo, cantalupo (melão almiscarado), queijo, ovos de galinha, moluscos de água salgada, leite de coco, caranguejo, siba, tâmaras, pato e ovos de pata, figos, moluscos de água doce, rã, cogumelo branco, tartaruga verde, mel, feijões comuns, “kumquat, toucinho, limão, nozes de lechia, loquat, maltose, tangerinas, mangas, leite de vaca, mexilhões, ostras, ervilhas, pêras. abacaxis, romãs (fruta doce), carne de porco e tutano de porco, coelho, pimentas-da-jamaica vermelhas, arroz polido, geléia real, pepino do mar, camarão, fruta estrelar (carambola), vagens, cana-de-açúcar, tomates, nozes, melancia, açúcar branco, filhote de arenque e inhames.

4. Tônicos de Yang (Tônicos de Yang Renal)

Esta deficiência diz respeito ao Fogo Ministerial renal, que é o responsável por manter o calor no organismo. Os fatores que predispõem a esta deficiência incluem a velhice, a doença crônica e excessos sexuais. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de deficiência yang; são elas:

• Asma brônquica

• Traqueite asmática

• Rinite alérgica

• Nefrite crônica

• Vitiligo

• Psoríase

• Tuberculose nos ossos

• Osteoporose

• Diabetes mellito

São alimentos tônicos de Yang:

Vesícula natatória de tubarão, rim de boi, fruta cássia japonesa, castanhas, sementes de cebolinho, canela, cravo-da-índia e óleo de cravo-da-índia, rim de cervo, sementes de endro, raízes e sementes de erva-doce, sementes de alforva (alforva Oriental). sementes de cebola verde, lagosta, sementes de tangerina, rabada, nozes de pistache, testículos de porco, raízes de freixo picante, framboesas, testículos e rins de cabra e carneiro, camarão, ovos de pardal, anis estrelar, morangos e “sword beans” (“saber beans”).

5. Tônicos Pulmonares

Alguns alimentos interagem com determinadas síndromes de desequilíbrio energético do pulmão. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de deficiência pulmonar; são elas:

• Bronquite crônica

• Asma brônquica

• Tuberculose

• Enfisema

São alimentos tônicos pulmonares:

Vesícula natatória de tubarão, queijo, alho, noz japonesa, ginsém, lágrimas de jó, leite de vaca, pulmões e pâncreas de porco, arroz glutinoso, nozes, filhote de arenque e inhames.

6. Tônicos Hepáticos

Essa categoria de alimentos vão interagir com o fígado, atuando principalmente na prevenção das deficiências hepáticas. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de deficiência hepática; são elas:

• Neurose

• Hipertensão

• Hepatite não ictérica.

São alimentos tônicos hepáticos:

Sementes de gergelim pretas, fígado de boi, galinha, porco, coelho, carneiro e de cabra, sementes de cebolinho, “matrimony vine fruit” (fruta do espinheiro de casca branca), amoras, mexilhões, “perch”, framboesa, geléia real, tâmaras azedas, morangos e flores de nabo.

7. Tônicos Coronários

Esses alimentos interagem com a deficiência do coração de maneira muito efetiva. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de deficiência coronária; são elas:

• Coronariopatia

• Insuficiência coronária

• Choque

• Neurose

• Anemia

São alimentos tônicos coronários:

Vesícula natatória de tubarão, âmbar-cinzento, cerveja, chicória, café, folhas de nogueira do Japão, ginsém, carapaça de “longan”, sementes e frutas de lótus, “matrimony vine fruit” (fruta do espinheiro de casca branca), açúcar em pedra, chá e trigo.

8. Tônicos Estomacais

Esses alimentos tratam e ajudam a prevenir deficiências estomacais. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de deficiência estomacal; são elas:

• Gastrite

• Náusea matinal

• Diabetes mellito

São alimentos tônicos estomacais: Flores-macho de nozes de areca, raiz de azaléa, carne de boi, “blood clams”, sementes de cardamomo, “grass carp”, frutas e casca da cássia japonesa, folhas de cerejeira, castanhas, canela, óleo de cravo-da-índia, “crown daisy”, pato, sementes de erva-doce, cogumelos brancos, “hairtail”, “hyacinth bean flowers”, folhas de lágrimas-de-jó, mangas, leite de vaca, perch, tâmaras pretas e vermelhas, pimentas-da-jamaica vermelhas, arroz polido, cogumelo shiitake, laranjas trifoliadas, filhote de arenque e qualquer peixe esbranquiçado ou prateado da família do salmão.

9. Tônicos Esplênicos

Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de deficiência esplênica; são elas: • Gastrite crônica

• Hepatite

• Enterite

• Prolapso de útero, do estômago e do ânus

• Micção frequente

• Úlceras pépticas

• Nefrite crônica

• Hepatite viral

São alimentos tônicos esplênicos: “Apple cucumber”, carne de boi, ninho de andorinha, milho-zaburro, sementes de alcaravia, “grass carp gall”, cenouras, casca de cássia japonesa, folhas de cerejeira, castanhas, canela, milho, “crown daisy”, sementes de endro, osso de cachorro, rã, alho, presunto, “horse beans”, “hyacinth beans and flowers”, raiz de lágrimas-de jó, “longan”, sementes e frutas de lótus, tainha, “pearl sago”, “perch”, faisão, abacaxis, nozes de pistache, pâncreas de porco, tâmaras pretas e vermelhas, arroz polido e glutinoso, brotos de arroz, geléia real, sangue de carneiro ou de cabra, vagens verdes e brancas, qualquer peixe esbranquiçado ou prateado da família do salmão e inhames.

Os alimentos da categoria tônica podem ser consumidos em grande quantidade para reforçar a função imunológica orgânica em quadros onde determinadas doenças a tenham consumido severamente. Contudo, os alimentos tônicos não corrigem a deficiência imunológica, eles a reforçam, fato esse que reforça a necessidade de um grande consumo desses alimentos.

É fundamental saber qual categoria de alimentos tônicos o paciente realmente necessita, ou seja, se precisa de tônicos de yin, yang, qi ou sangue. Se forem administrados alimentos tônicos de yang, por exemplo, em uma pessoa com deficiência de yin, isso agravará esta deficiência.

ALIMENTOS REGULADORES Alimentos para reduzir Calor Tóxico

Existem pessoas predisponentes ao desenvolvimento de calor tóxico, dentre elas, os fumantes, alcoólatras, pessoas com alimentação picante frequente, cancerígenos, etc. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de calor tóxico; são elas:

• Febre hemorrágica epidêmica

• Meningite cerebroespinhal epidêmica

• Pneumonia viral

• Gripe

• Hepatite viral aguda

• Pneumonia lobar

• Abscesso pulmonar

• Infecções biliares agudas

• Infecções urinárias agudas

• Leucemia aguda

• Tumores malignos

São alimentos que reduzem calor tóxico (de natureza fria ou fresca): Feijões e flores azuqui, aloe vera, aspargos, brotos de bambu, banana e rizoma, vesícula biliar de urso, vaca, ganso, porco e de galinha, endiva chinesa e amarga, abóbora amarga (“balsam pear”), samambaia, bardana, menta canforada, partasanas, sementes de aipo, claras de ovos de galinha, folhas de “toon” chinês, crisântemos, várias espécies de moluscos bivalves, caranguejo, figos, rã, toranjas, folhas de uva, “hair vegetable”, mel, madressilva e talo da folha, folhas de beterraba, limões, alcaçuz, flor-de-lis, rizoma e caule de lótus, raiz de malva, brotos e pó de “mung bean”, folhas de orquídea, casca de pêra, madrepérola, hortelã-pimenta, batata, ovos de pata em conserva, amaranto picante, beldroega, coelho, “rambutan”, alface romana, rosa chinesa, azeitonas russas (oleastro), frutas de açafroa, sal, pasta de feijão-de-soja, abóbora, carambola, morangos, manjericão doce, cascas de tangerina, chá de melões, óleo de chá, queijo tofu e trigo.

Alimentos para reduzir Calor Úmido

É comum a umidade se combinar com o calor para afetar o meio interno. Os alimentos utilizados para tratar calor úmido tem um grande índice de resultados e são comuns nos tratamentos em hospitais na China. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de calor úmido; são elas:

• Hepatite (76,2% de cura no Chinese Army Hospital (1974-1975), combinando alimentos que reduzem calor úmido com medicina ocidental.

• Infecção aguda no trato biliar – cálculos biliares e colescistite (84,5% de cura no Nan-Kai Hospital em Tianjin, China, combinando alimentos que reduzem calor úmido com medicina ocidental.

• Cânceres de pele (7,5% de cura no Health Hospital of Honan Province, combinando alimentos que reduzem calor úmido com medicina ocidental.

São alimentos que reduzem calor úmido: Brotos de feijão azuqui, raízes de alfafa e de gramadeira, trigo-sarraceno, cantalupo (melão almiscarado), carpa, raizes de aipo, repolho Chinês, folhas de cidreira, casca de coco, barbas de milho, caules e “cucumber vines”, hemerocales, brotos de feijão-de-soja pretos e secos, berinjela (aubergina) e cálice, folhas de figueira, rã, caule de arroz glutinoso, tartaruga verde, “hawthorn fruits”, raiz de lágrimas-de-jó, toucinho, azeitonas, banana de São-Tomé, amaranto picante, raiz de abóbora-moranga, caracol, óleo de feijão-de-soja, feijões-de-soja amarelos, raízes e flores de abóbora, carambola, girassóis, sementes de nabo e arbusto de trigo.

Alimentos para eliminar catarro (expectorantes)

O catarro acaba sendo responsável por obstruções que podem levar à determinados sinais e sintomas. Os alimentos por consequência tem o papel de desobstruir e “despoluir” o sistema afetado. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de catarro; são elas:

• Traqueíte crônica

• Hidrotórax (acúmulo não inflamatório de líquido na cavidade pleural)

• Doença de Meniére

São alimentos que reduzem catarro: Vesícula natatória de tubarão, amêndoas, cascas de maçã, sementes de damasco, assafétida, aspargos, flores de azaléa, sementes de gergelim preto, óleo de bambu, bebida de feijão-de-soja, cabaceiros, samambaia, aipo, vesícula biliar de galinha, cidra, várias espécies de moluscos bivalves, gomo de cogumelos comuns, tâmaras, raiz de berinjela, “epiphyllum”, figos, “fingered citron”, alho, nogueira-do-Japão, toranja, “hair vegetable”, mel, medusa, folhas de couverábano, “kumquats”, algas marinhas, mostarda marrom ou folhosa, folhas e cascas de limão, alcaçuz, lagosta, fruta da longevidade, flores, folhas e sementes de loquat, cascas de tangerina secas, orégão, semente de mostarda, azeitonas, cebolas, folhas e cascas de laranja, ostras, conchas de ostras, flor de pessegueiro, amendoins, pêras, madrepérola, pimenta-do-reino e branca, hortelã-pimenta, caqui, bananas de São-Tomé e sementes, flores de ameixeira, sementes e raízes de rabanete, açúcar em pedra, sal, lesma do mar, erva marinha, alga marinha, barbatana de tubarão, cogumelo shiitake, cascas de laranja verde doces e amargas, cálice de abóbora, sementes de tangerina, chá, tomilho, queijo tofu, nozes, castanhas d’água, semente de mostarda branca ou amarela e açúcar branco.

Alimentos para promover a Circulação Energética (Estagnação do Qi)

A estagnação do Qi é um desequilíbrio energéticos mais frequentes no quadro de síndromes dentro da Medicina

Tradicional Chinesa. Deve-se observar que a estagnação só ocorre quando temos uma predisponente má circulação de energia no organismo. Num primeiro momento é necessário desestagnar e num segundo momento corrigir as causas que geraram a má circulação energética, senão, estaremos tratando só a manifestação e não a causa ou causas. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de Estagnação; são elas:

• Colescistite

• Distúrbios gastrointestinais

• Úlceras pépticas

• Hepatite São alimentos que eliminam a estagnação:

Âmbar-cinzento, carne de boi, cânfora, sementes de alcaravia, sementes de cardamomo, cenouras, raízes de cerejeira, ovos de galinha, cebolinhos, cidras, várias espécies de moluscos bivalves, gomos de cogumelos comuns, sementes de endro, sementes e raízes de erva-doce, raízes de figueira, raízes de “fingered citrons”, alho, toranjas incluindo flores e raízes, cabeças de cebolas verdes e raízes fibrosas, tartaruga verde, “hawthorn fruits”, flores de jasmim, “kumquats” e raízes, caço de abóbora, folha ou mostarda marrom, folhas de limoeiro, limões-doces, nozes de lechia, sementes de “longan”, sementes de loquat, talos de lótus, malte, folhas de mangueira. manjerona, sementes de melão almiscarado, mexilhões, sementes de mostarda, caules e folhas de laranja, folhas de orquídea, folhas de rabanete, semente de colza, feijões vermelhos, rosas, açafrão, bulbos de cebolinha verde, cogumelo shiitake, hortelã, anis estrelar, vagem, manjericão doce, cascas de laranjas doces, raízes de “sword beans”, tangerina incluindo cascas e sementes, sementes de chá, açafrão-da-índia e vinagre.

Alimentos para promover a Circulação Sanguínea (Estase Sanguínea)

Mais uma vez, temos uma estagnação decorrente de uma má circulação de sangue. Portanto os alimentos devem ser utilizados primeiro para promover a desestagnação e posteriormente buscar as causas da má circulação se sangue. Existem determinadas doenças ocidentais que são indicativas de estase sanguínea; são elas:

• Mesntruação irregular com coágulos roxos e pretos

São alimentos que elimiam a estase sanguínea: Âmbar-cinzento, chifres do veado, planta aquática do gênero Sagittaria, raízes de pimenta-da-jamaica, açúcar rnascavo, camélia, cantalupo, raízes de mamona, pólen de partasana, aipo incluindo as raízes, castanhas, sangue de galinha, pimentas incluindo folhas e rizoma, cebolinhos incluindo raízes e bulbos, várias espécies de moluscos bivalves, coentro, raízes de milho, caranguejos incluindo patas e carapaças, grãos destiladores, osso de cachorro, sangue de enguia, berinjela incluindo folhas, arroz glutinoso fermentado, vesícula natatória de peixe, folhas de gengibre, cebola verde Incluindo cabeça branca e raiz fibrosa e suco fresco, tartaruga verde, “hawthorn frults”, cânhamo, raízes de kiwi, folha de beterrabas, folha ou mostarda marrom, raízes de limão, flores de lôtus incluindo rizoma e brotos, sementes de melão almiscarado, pêssegos incluindo flores, miolos das sementes e raízes, flores da peônia e casca da raiz, bananas de São-Tomé, miolos das sementes de ameixa, pedículo da abóbora-moranga, “purslane”, rabanetes, colza, semente de colza, arroz glutinoso, roseira chinesa incluindo folhas e rosas, frutas de açafroa, açafrão, erva marinha, tubarão, sangue de carneiro ou de cabra, feijões-de-soja pretos e amarelos, esturjão, manjericão doce, vagens de “sword bean”, queijo tofu, açafrão da índia, vinagre e sementes de mostarda branca e amarela.
 
 
Fonte: Cláudia Molla (Facebook)

Nesse misto de "tudo posso" com "vou experimentar",


Entre o caminho floridos dos seus sonhos,
e os espinhos pesados da realidade.
Existe uma margem por onde podemos avançar em segurança.
É a determinação que colocamos em cada sonho,
é a força de adulto com a inocência da criança.

Nesse misto de "tudo posso" com "vou experimentar",

nasce uma força incrível que leva vários nomes:

- os filósofos chamam de "Superação Humana";

- os invejosos, de pura sorte;

- os maledicentes, de sorte de principiante;

- os religiosos, de milagre.

Já a vida, essa Sábia instrutora chama essa conquista de 
Mérito.
Ou seja, ela reconhece em você capacidades para conquistar o que deseja.

Talvez, neste dia onde o Sol ilumina e a chuva refresca,
tudo o que você precisa é acordar dentro de você,
essa pessoa que a Vida conhece e sabe que merece mais.

E, que talvez esteja deitada em meio aos problemas,
afundada em preocupações excessivas e inúteis.
Esteja esperando uma mão milagrosa e salvadora que não virá.

A salvação está ai dentro de você!

Esperando um gesto de mudança para despertar uma fera.
Uma fera capaz de conquistar o mundo que deseja.
Com atitudes vencedoras no caminho do sucesso.
Levante a cabeça e olhe para o mundo.
Com um sorriso no rosto e uma esperança no coração.
Deus te entrega o monte para que você o conquiste,
com a palma da sua mão.
 
[Paulo Roberto Gaefke]
 
 
Fonte:Recebi da amiga Lenny  Nascimento

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Resistência à cura


por Teresa Cristina Pascotto - crispascotto@hotmail.com

A dor nos leva a buscar a cura. Quando estamos na dor, tudo é válido e "topamos qualquer coisa" que nos tire do sofrimento, estamos tão desesperados, que tudo o que desejamos, de verdade, é o alívio dessa dor extrema. Mas se chegamos a esse ponto de dor tão intensa, significa que por muitos anos de nossa vida fugimos do enfrentamento das questões que estão relacionadas com a dor, significa que sempre que tivemos situações que nos levaram à dor, fizemos de tudo para fugir e passamos a vida negando a dor, tentando colocá-la lá no fundo de nosso inconsciente, para tentarmos não sentir. Fomos acumulando a dor do medo, da raiva, do ressentimento, da rejeição, da insatisfação, enfim, acumulamos uma "tonelada" de sentimentos não sentidos, negados, rejeitados e escondidos dentro de nós.

Fomos nos anestesiando para nunca sentirmos a dor que todos esses sentimentos e seus significados nos traziam. Mas, como em todo caso de dor, quanto mais usamos anestésicos, mais tolerantes nos tornamos a eles e isso faz com que precisemos de doses cada vez mais elevadas de anestésicos para não sentirmos absolutamente nada. Passamos a ficar tão sensíveis e intolerantes a qualquer mínima condição de dor, que ficamos buscando formas variadas de nos anestesiarmos para não sentirmos a dor. Uma das formas é criarmos vários tipos de confusão e problemas, para nos ocuparmos mentalmente desses conflitos, na busca de soluções, sem de verdade querermos solicioná-los, fazendo com que fiquemos irritados e mentalmente desequilibrados, desviando assim, a dor dos sentimentos para o incômodo da confusão mental. A dor que se manifesta só quer que olhemos para ela, só quer ser sentida para nos comunicar os motivos que estão por trás dela, esperando serem compreendidos, iluminados e transformados. Mas como não aprendemos a lidar com a realidade, negamos esse pedido da dor e, por não sabermos dizer não à dor, sem senti-la, torna-se conveniente criarmos problemas para nos ocuparmos, nos distanciando dessa dor.

Fazemos isso o tempo todo, inconscientemente. Tudo o que desejamos é não sentir nada. Porém, por mais que esses recursos de defesa tenham sido criados pelo ego, isso tudo se tornou muito conveniente em termos espirituais, por algum motivo que não vem ao caso, todas essas estratégias que criamos para nos afastar da dor tem um sentido espiritual para nós e se fazem até mesmo "necessários". Mas chega um momento em que não precisamos mais viver fugindo, não somente da dor, mas do que ela esconde, de tudo o que está ali, relacionado a ela, sendo ocultado de nós durante toda a nossa vida. Espiritualmente, essa é a "melhor forma" que se encontra para que vivamos de determinada maneira, até um ponto de saturação, para que, a partir desse momento, venhamos a "explodir", trazendo à tona não somente a dor e todos os sentimentos reprimidos e negados, mas as questões, desta e de outras vidas que estão relacionadas com aquele turbilhão de sentimentos, emoções e sensações que estão tomando conta de nós. Pontuo que isto não significa que estaremos liberando todos os nossos conteúdos e questões, mas em cada momento estaremos liberando aquilo que está pronto para ser liberado e trabalhado, para ser iluminado.

Infelizmente, algumas vezes, precisamos chegar a esse ponto de saturação, numa dose excessiva de nossos conteúdos não resolvidos, que começam latejando até que explodam de forma intensa. E somente neste ponto, onde a dor é extrema, é que de verdade buscamos recursos para nos livrarmos daquilo que viemos escondendo de nós e, finalmente, nos curarmos.

E assim, cada um de nós encontra alguns tipos de recursos que são adequados ao nosso refazimento e cura. Tudo o que desejamos de verdade é a cura. E assim prosseguimos. Qualquer que seja o processo que tenhamos adentrado para esse fim (desde seguindo as indicações de um livro de auto-ajuda, até processos terapêuticos intensos), chega um momento em que a cura começa a se intensificar e a se manifestar de forma mais clara. Começamos a nos sentir livres, leves, tranquilos, nossa mente se torna mais clara, sentimos a força de nossa alma pulsando em nós nos mostrando que agora é só prosseguirmos nesse caminho que muitas outras "explosões" virão, mas que não precisamos mais nos alarmar e nem fugir, mas sim, precisamos deixar acontecer para expor o que está oculto, sempre acolhendo e aceitando toda e qualquer manifestação de nosso ser e assim, inevitavelmente, a cura vai se manifestando em cada aspecto de nossa vida. Essa é a trajetória que precisamos aceitar.

Porém, no momento em que a cura começa a se manifestar dentro daquele contexto doente em nós, algo acontece: a cura começa a nos incomodar, não gostamos da sensação que a cura nos traz, ela nos inquieta e nos move no sentido de buscar e encontrar as mudanças que tanto desejamos. A vida nos coloca diante de um momento em que podemos finalmente criar a nossa realidade a partir dos anseios de nossa alma. Isso é ao mesmo tempo maravilhoso e assustador. O ego não suporta se perceber diante de possibilidades de mudanças e de novos recursos, ele não gosta de ter que criar tudo de novo em sua defesa. Mas aqui está o equívoco: o ego só pensa em coisas ruins, no mal, em destruição, ele se programou para somente acreditar no pior e foi por isso que criou todas as suas estratégias de sobrevivência no passado.

Agora, diante das possibilidades de mudanças reais, saindo do atoleiro da insatisfação, com a cura acontecendo dentro de nós, com a vontade divina se expressando em nós, o ego teme o que está por vir e se sente indefeso diante das novas circunstâncias. Isso faz com que ele resista à cura, pois ele prefere o estado de doença, onde ele "sabia" o que e como fazer. Ele não quer ficar doente, ele quer manter a doença sem ser afetado pela dor que ela traz e pelos malefícios que ela contém. Ele não quer a cura, esta desconhecida o aterroriza e ele prefere se esconder na doença a ter que se abrir para a cura. A cura, da forma como o ego busca e deseja, é somente no sentido de alívio da dor e a "limpeza" dos problemas que ele mesmo criou. Como ele não consegue obter isso, então, ele prefere jogar a cura fora. E volta ao estado de doença, sentindo todos os seus malefícios e dores.

Ignorante, ele começa a se revoltar contra aquilo ou aqueles que ele buscou para a cura, ele acusa a todos de seu mal e se enfurece até mesmo contra aquele que mais lhe apoiou, pois se sente traído, ele deixou claro para o "seu curador" (para a vida) que queria o alívio na falsa cura e não na cura verdadeira. Sua indignação é neste sentido: e agora, o que faço com este poder que a cura me traz? O que faço para usar esta energia que está se acumulando em mim? Se o "curador" puder, lhe dirá: aceite e deixe fluir, agora a cura se manifestou e você irá receber mais energia e essa energia não poderá mais ser jogada fora como você sempre fez, agora você deverá usá-la, com sabedoria e discernimento que a própria cura traz consigo, além dos recursos, dons e poderes que estavam escondidos em você por trás da doença. Agora é "usar ou usar" a cura, os poderes e dons. Não há volta! Use a luz que está se manifestando através de você e deixe fluir, siga o impulso.


Fonte:http://somostodosum.ig.com.br/clube/c.asp?id=31538#.UC5R6D0Sfwc.facebook

Brahman - mais do que isso!


:: Wagner Borges ::
Por favor, não confunda as coisas.
Deus não é o que sua mente limitada concebe.
Nem é o que os religiosos dizem.
Ele é mais do que os homens imaginam!

Deus não é gentil.
Um homem pode ser gentil.
Deus é mais do isso!

Não adianta buscá-Lo no paraíso.
Nem na Terra, ou no templo.
Ele não é espaço, é pura consciência.
Ou melhor, é mais do que isso!

Não diga que Ele é o infinito
Ou que é eterno.
Ele é mais do que isso!

Não chore ou ria por Ele.
Ele está além das emoções.
Chame-O de incognoscível ou incomensurável,
Tanto faz.
Ele é mais do que isso!

Se procurá-Lo em seu coração, talvez O ache.
Se não encontrá-Lo, paciência.
E, mesmo assim, Ele não é a busca nem o buscador.
Ele é mais do que isso!

Se quiser, diga que Ele é o amor universal.
Contudo, isso é só mais uma palavra criada pelos homens.
Ele é mais do que isso!

Deus é, e só Ele é que sabe o que é!
Então, quando quiser falar D'Ele,
Só diga o essencial:
"Ele é mais do que isso!"

P.S.:
Há uma beleza que não é do corpo.
Vem do espírito!
Mora no coração, mas brilha nos olhos.
Não é limitada por sexo, raça ou religião.
Não é alta ou baixa, branca ou negra, nem tem idade.
Os olhos não a veem - e os ouvidos não escutam sua música.
Ah, essa beleza só pode ser percebida pelo coração espiritual.

Om Brahman!*

Paz e Luz.
Wagner Borges - mestre de nada e discípulo de coisa alguma.

- Nota: Brahman - do sânscrito - O Supremo; O Absoluto; Deus; O Grande Arquiteto Do Universo; O Grande Espírito; O Todo que está em tudo!

Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=12081







O Corpo Fala...

O corpo fala, e não mente -
:: Ronaldo Cardim ::
Quando sentimos uma dor seja ela qual for, a última coisa que pensamos é que ela é um aviso de nosso corpo nos alertando que em algum setor de nossa vida existe alguma coisa errada. Mas é isso, toda e qualquer dor ou alteração no nosso organismo, tenha ela surgido naturalmente ou em decorrência de acidentes, têm como origem um desajuste no campo emocional.

Existem situações na vida com as quais dizemos, aprendemos a conviver, porém são situações que nos incomodam, que não resolvemos nem aceitamos. A convivência inadequada com tais situações, mais dias menos dias, vai alterando o estado emocional da pessoa e essas alterações vão pouco a pouco refletindo no seu estado psicológico, apresentando sintomas de depressão, síndrome do pânico, etc.. Outra forma de manifestação desses desequilíbrios é a somatização no corpo físico em forms de dores e outros desajustes orgânicos.
Por isso é muito importante aprendermos a conhecer bem nosso corpo, estando atentos às alterações que ele apresenta, pois ele nos diz exatamente onde estamos falhando e em que precisamos mudar. Como diz o título da matéria o corpo fala, e não mente. Vamos então conhecer com maiores detalhes um pouco da linguagem do corpo.

Hérnia de disco: significa que a pessoa está profundamente indecisa quanto à sua vida. Sente-se totalmente desamparada e seus pensamentos a deprimem, pois não possibilitam que ele encontre saída param essa situação. A hérnia de disco é a forma de impedir a articulação da coluna. Ela mostra , simbolicamente o quanto a pessoa se sente amarrada, o quanto os movimentos estão presos e essa dificuldade é gerada porque o apoio necessário para a movimentação não é encontrado. Então, simbolicamente, isso ocorre quando a pessoa não recebe apoio de alguém, no momento em que mais precisa.

Enxaqueca e dor de cabeça: As pessoas que sofrem de enxaqueca têm um orgulho muito forte e não permitem que pessoas autoritárias mandem em sua vida ou controlem seus passos. Resistem a tudo e a todos que, conforme elas acreditam, queiram invadir seu espaço vital. São pessoas que não se entregam aos prazeres, pois receiam serem dominados de alguma forma. Normalmente têm medo do sexo ou de suas conseqüências, devido à limitações morais, religiosas, familiares, etc.
Se você se identifica nesta situação, solte-se e deixe seu coração falar. Não use a razão somente, pois devemos equilibrar os dois hemisférios (razão e emoção), para evitarmos esses conflitos internos e suas somatizações. Suavize seus pensamentos, amenize seus sentimentos, permita-se sentir alegria.

Alergia na pele: significa que a pessoa está vivendo momentos de irritação com as pessoas próximas e que atrasam seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quando ela se vê obrigada a fazer o que não gosta, persuadida por pessoas de quem depende de alguma forma, surgirá, com certeza, coceira incessante significando o desejo inconsciente de arrancar aquilo que incomoda profundamente.
Pare de se sentir contrariado. Se você está passando por isso é porque, de alguma forma, procurou. Saia dessa sem ressentimentos, pois ninguém sabe quando está causando alergia em alguém. Passe a se expressar melhor. Seja objetivo e tire a culpa do seu coração. Eduque-se a não deixar que seu espaço seja ameaçado. Diga abertamente tudo que o incomoda pois tudo pode ser falado desde que seja com respeito e determinação. Analise-se e perceba se você consegue, humildemente, mudar um pouco mais o seu jeito de falar com as pessoas e o trato consigo mesmo. O mundo à sua volta só ira mudar se você mudar primeiro.

Labirintite: Significa pensamentos atrapalhados, nervosismo reprimido, o efeito de um golpe emocional, a necessidade de liberdade para pensar e agir, a sensação de falta de amor, sentimentos de solidão, dificuldade para expressar-se, e estar tonto com tantos problemas emocionais, e sentir-se desamparado e teimar em continuar tentando pelos velhos caminhos que nunca deram certo. Pare de tentar achar uma saída. Pare de fazer de conta liberte-se das amarras que o sufocam colocando seus sentimentos em primeiro lugar. Pare de se anular, aja com humildade mas seja firme em suas decisões.

Artrite: Representa um coração cheio de críticas e ressentimentos por pessoas que não valorizam seus esforços. Pessoas com esse tipo de inflamação são as que, às vezes, perdem tempo questionando em pensamentos os porquês das atitudes das pessoas. Não conseguem sentir que são amadas e geram conflitos de carência. Costumam culpar os outros pelo mal que as aflige. Essas pessoas precisam desligar-se do passado através do perdão.
As alterações do corpo podem ainda causar desequilíbrio da condição interna do organismo. Vejamos alguns exemplos:

Pele amarelada: indica possíveis disfunções do fígado e vesícula biliar, como no caso da icterícia.

Pele cinza-azulada: indica fragilidade ou dificuldade do fígado e pâncreas para executarem suas funções.

Pele muito vermelha: possíveis disfunções cardíacas e respiratórias como na expansão capilar nas faces, ou pressão sangüínea anormal.

Mãos e pés frios: excesso de açúcar, frutas e bebidas geladas. Desordens digestivas e excretórias, bem como do sistema nervoso.

Inchaço generalizado de pés e mãos: ingestão excessiva de líquido, gordura, especialmente causado por frutas, sucos, laticínios. Desordens no aparelho circulatório e reprodutor.
Assim como esses muitos outros sinais podem ser dados por nosso corpo. Em alguns casos são simples sinais de alerta para pequenas alterações, em outros porém podem ser verdadeiros pedidos de socorro para desequilíbrios que não sabemos ou não admitimos ter. Por isso a necessidade de mantermos sempre a alimentação, repouso e atividades em níveis equilibrados, procurando conhecer o melhor possível nosso corpo, estando sempre atentos para o que ele possa estar querendo nos dizer.



O corpo fala e não mente - Parte II
:: Ronaldo Cardim ::
Da cabeça aos pés, tudo foi estudado, comprovando que cada parte do nosso corpo tem uma linguagem a ser entendida. A cabeça, o tronco, os membros e cada órgão interno recebem um impulso nervoso do cérebro que é comandado pelas emoções. Há uma infinidade de reações nervosas que causam doenças, sendo que uma grande parte delas a medicina não reconhece como inconscientes. Vamos mostrar alguns exemplos de como um pensamento crônico pode transformar-se em seu corpo, através das reações químicas comandadas pelo corpo.

SINUSITE RINITE: Sinusite é um sinal de que seu ego está profundamente irritado com alguma pessoa que convive com você. Ë provável que esta pessoa tente constantemente invadir seu espaço vital.

Sinusite é uma inflamação mental relacionada com alguém próximo; é a atitude mental rebelde ou a rebeldia nutrida contra os pais. Na verdade, o nariz representa a nossa sensibilidade quanto à aceitação ou recusa de algo ou alguém.

O sentimento de gratidão destas pessoas é quase que superficial e para se obter a cura total dessa dificuldade de respirar, é necessário que se comece reconhecendo que no passado ficaram suas melhores experiências e foi lá que você aprendeu tudo o que sabe hoje. Seus pais, amigos, patrões, funcionários, etc., todos, direta ou indiretamente o ajudaram a crescer. O demérito está naqueles que não aceitam, com humildade, as diferenças de opiniões, pois consideram-se os mais inteligentes e infalíveis.

Coloque em prática o que você sabe, em beneficio das outras pessoas e de si próprio. Admita humildemente os seu erros e sua ignorância em determinados assuntos, porque somente assim você descobrirá suas limitações e procurará se aperfeiçoar.

CORIZA: É a inflamação catarral da membrana mucosa das fossas nasais. Ocorre em pessoas extremamente sensíveis, que acham que só se pode conseguir o que se quer se alguém permitir. Você que tem coriza, cresça e pare de sentir-se como criança chorosa e vá à luta. Com lágrimas você não vai a lugar algum. Tenha vontade de criar suas próprias coisas e sentir prazer por elas e com elas. Participe ativamente e aceite a si mesmo com amor e sabedoria. Saiba amadurecer com alegria e dinamismo, sem perder a juventude. Perca o hábito de sentir-se vítima e enxergue que você tem capacidade e argumentos para agir diferente quando sentir-se acuado.

JOELHOS: Simbolizam atitudes para com você mesmo, no presente. Eles deveriam equilibrar o seu passado (coxas) e seu futuro (pernas).
Pessoas que não conseguem aceitar opiniões alheias, e agem como crianças para defender seu espaço, mostram que precisam amadurecer mais para poder compreender novas formas de se defender contra aqueles que lhe opõem. Faltar com o respeito para consigo mesmo deixando de realizar seus objetivos ou suportando todas as contrariedades, domésticas ou profissionais, também não é uma maneira correta de comunicar-se. A anulação pessoal só acontece quando a pessoa não conhece outros meios de se expressar e acredita que já tentou tudo para mudar uma situação desagradável, que a aflige. Se você se sente ferido em seus sentimentos e em seu orgulho porque está fazendo coisas que contrariam seu verdadeiro modo de ser, se está se desrespeitando ao forçar uma situação por não saber como corrigi-la e vive com o coração repleto de críticas e desapontamentos, saiba que seus meniscos, ligamentos e ossos do joelho serão afetados. Eles irão inflamar e poderá até ocorrer estiramento ou rompimento dos ligamentos, mesmo que seja provocado por algum acidente. Nós somos conduzidos, cegamente, pelo nosso inconsciente, para o bem ou para o mal, conforme o que acreditamos, ou pensamos constantemente.

As pessoas que não se dobram aos outros e teimam em sustentar as suas opiniões acabam somatizando um joelho que não dobra, que não flexiona e é extremamente dolorido.
A análise de nossa conduta mais secreta é, realmente, um trabalho difícil que requer sinceridade e lealdade com relação a nós mesmos. Para revertermos o quadro de doenças, dores, etc. para a saúde e a felicidade, devemos reconhecer nossas emoções diárias e não somente nossos pensamentos, para que possamos trabalhar na mudança do nosso interior.

PROBLEMAS NO MÚSCULO DO PESCOÇO: Dor no pescoço simboliza a inflexibilidade de seus pensamentos e a dificuldade de relaxar em relação às cobranças alheias e mesmo à auto-cobrança.
A pessoa que não quer deixar de ter opiniões rígidas e recusa-se duramente a mudar seus hábitos, vai ganhar um pescoço duro, igual à sua cabeça. Pessoas perfeccionistas normalmente têm muitos torcicolos.
Muitas vezes, as pessoas acordam com o pescoço doendo e nem conseguem girar a cabeça para o outro lado, reclamam: Dormi de mau jeito por isso estou assim. Tomei um golpe de vento ontem, e hoje acordei mal. E assim por diante.

Acontece que estas são apenas justificativas e não explicações reais para as dores.
Com estes exemplos, você pode ver como o consciente reage por não saber ou não ter se preocupado em aprender a linguagem do corpo. Enquanto não tomarmos consciência daquilo que acontece com nosso corpo, estaremos tentando eternamente achar resposta para nossos problemas, percorrendo o caminho oposto ao da verdade.

Se você estiver com dor no pescoço ou torcicolo, pare e pense um pouco. Analise seus últimos atos ou pensamentos contra algo ou alguém. Lembre-se de algum episódio durante o seu dia de ontem ou anteontem. Será que você não esta sendo teimoso com alguém ou com alguma idéia fixa? Será que você não está sendo insistente demais em querer que determinada pessoa pare de agir daquele jeito que tanto desagrada você?

Sempre haverá uma resposta, mas se você não souber saudavelmente voltar atrás e desistir de alguns aspectos negativos da sua conduta, seu pescoço continuará doendo e mostrando que você ainda não consegue olhar para o outro lado da questão. E literalmente, você não conseguirá olhar para o lado, a não ser que gire o corpo todo.

GORDURA: A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos.

Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço. Muitas vezes, a gordura é uma forma convenientemente usada para se conseguirem certos benefícios, como atrair a compaixão de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que não gosta, escapar de certas obrigações que limitam sua liberdade e até mesmo testar o amor e a fidelidade do cônjuge ou dos pais. Mais uma vez vemos que o perigo está em nossa mente, não no mundo em que vivemos, e nem nos alimentos que comemos.

Faça um ”regime” nos seus pensamentos e limpe toda essa amargura. Viva tranqüilamente e sem se sentir ameaçado. Ame profundamente a todos e você perceberá que, como resposta, receberá mais amor dos outros. Saia já desse casulo e participe ativamente do mundo, de peito aberto e acreditando que você está sendo protegido pelas mãos do Grande Pai.

Pare de guardar mágoas e ressentimentos. Apenas aja com docilidade e poder e não deixe que as diferenças de vida e opiniões o aflijam.

Atenção: quanto mais você "engolir” e guardar mágoas, mais seu corpo engordará.
Para você superar definitivamente essa dificuldade de emagrecer terá que compreender que toda expectativa gera frustração. Por isto, não fique esperando acontecer o que você deseja, nem queira que as pessoas sejam como você ou lhe dêem aquilo que tanto você almeja. Saia já dessa postura de vítima e perceba o tamanho do seu próprio poder. Ninguém é responsável pelas suas fraquezas ou fracassos. Tudo depende exclusivamente da sua postura diante da vida e dos acontecimentos. Tenha coragem de mudar seu comportamento e ser você mesmo.


Pratique esportes ou faça exercícios. Torne seus pensamentos mais ativos e coloque em prática suas decisões. O mundo espera você para agir com ele. Transforme essa gordura em energia, sacudindo a poeira do passado e olhando para frente. Rápido.
Vamos acorde! Organize-se! Tudo só depende de você!

Chega de arrumar pretextos, pois isso só vem provar que você está realmente tendo alguma conveniência em ser gordo. Busque o que você deseja, sem prejudicar sua saúde e sua beleza. E, definitivamente, tente compreender que quando nos magoamos com algo é porque estamos sendo egoístas em querer que tudo seja do nosso jeito. Liberte-se dessa tendência e aceite as pessoas como elas são. Seja você mesmo e não se permita pensamentos negativos. Eleve-se a cada dia com bons sentimentos em relação à vida e cresça cada vez mais dentro da evolução espiritual, sem mágoas, sem medos, nem desconfianças. Quanto mais você se aproximar de Deus, mais se sentirá confiante e feliz. De outra forma, você estará cada vez mais longe d’Ele.



Fonte:   http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=2371

Ronaldo Cardim é Terapeuta Corporal e Psicoterapeuta Holístico, formado em psicologia, trabalha com as técnicas: Shiatsu, Zen-Shiatsu, Massoterapia Corporal, Massagem Bioenergética, Massagem de Alongamento, Sei-Tai (manipulação da coluna), Psicoterapia Holística, Relaxamento induzido, Hipnoterapia Condicionativa, Regressão (TVP). Atende em seus consultórios em Tupã/SP (14) 3496.6310 e em Marilia/SP (14) 3413.9979
Email: ronaldocardim@uol.com.br

Equilibre a energia do seu bichinho de estimação Os animais são mais sensíveis do que a gente às variações energéticas do ambiente. Por isso, é importante aprender como deixá-los sempre de bem com a vida

Publicado em 25/07/2012
Katia Cardoso
Conteúdo do site ANAMARIA
Além dos cuidados básicos, o bichinho precisa de afeto. Não economize!
Foto: Getty Images
Se você tem um bicho de estimação já deve ter notado que, às vezes, ele se recusa a ficar em certos cômodos da casa por mais que você insista. É que os animais são extremamente sensíveis às variações de energia! Como se baseiam mais nos sentidos do que na razão, eles percebem mais facilmente do que nós a qualidade da energia de um lugar.
Sensibilidade nas patinhas
“Gatos, lobos e cães percebem as mudanças de energia pelas patas. Ali, estão pequenos chacras”, ensina o escritor Wagner Borges, integrante do Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas, órgão que estuda a bioenergia - a aura e os chacras (centros de energia).
É por isso que, quando um animal entra em um ambiente carregado ou encontra alguém negativo, sente logo os efeitos. “Ele pode até adoecer”, diz Borges. Aprenda algumas técnicas para ajudar a proteger seu bichinho.

Proteção com orações e Reiki
Se essa exposição for inevitável (às vezes, estamos cercados de pessoas negativas sem reparar), podemos fortalecer nosso animal. Se você trabalha com Reiki (energização pelas mãos) ou outras técnicas de cura, já sabe passar boas vibrações. Caso contrário, basta rezar, independentemente da crença. “É melhor fazer isso com eles no colo ou por perto”, ensina Borges.

Espante doenças com águas energizadas
Outra técnica bem simples para cobrir seu amigão de energia positiva é oferecer a ele água energizada. Segundo Angélica Lisanty, litoterapeuta (especialista em pedras e cristais), basta pôr uma jarra de vidro com água ao sol até as 10h. Dê essa água a seu animalzinho, pois ela estará cheia de energia positiva. Você também pode usar cristais, energizando a água com eles. Veja como:
· Compre o cristal em um lugar confiável e confirme se ele não dilui na água.
· Coloque a pedra na vasilha de água do seu bichinho. Deixe-a no máximo 15 dias.
· Lembre-se de usar uma pedra grande para ele não a engolir quando beber!
Boas afirmações que fazem a diferença
Você ama seu animalzinho, mantém as vacinas em dia e sempre o leva ao veterinário? Ótimo. Mas, como as palavras têm força, também dá para transmitir boas energias para ele se:
· Fizer afirmações positivas ao acariciá-lo. Uma sugestão é dizer: “Você é um bichinho feliz e saudável. Eu te amo”.
· Falar que ele é bonito e é seu grande parceiro na jornada desta vida.
· Disser o quanto ele é importante e como ilumina sua vida.

 http://mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/bichos/equilibre-energia-seu-bichinho-estimacao-694210.shtml

domingo, 19 de agosto de 2012

Qdo você elimina o excesso de gordura corporal ,o que melhora?


É importante lembrar que esses benefícios só acontecem realmente se você perder peso de forma saudável, com uma alimentação balanceada que não deixe faltar nenhum tipo de nutriente.

Dietas da moda que, eventualmente, trazem um emagrecimento temporário, não contribuem para todos esses efeitos benéficos, já que normalmente restringem nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

— com grasy frade.
 
 
Fonte:  Alimentação e Nutrição (Lais Simino)  Facebook
 
 
 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ALIMENTOS FUNCIONAIS???


VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ALIMENTOS FUNCIONAIS???

A importância para a saúde do uso destes alimentos verifica-se no Brasil pelo fato de que os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. E o consumo regular desses alimentos pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas doe

nças e fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação tem um papel fundamental sobre a saúde delas.

Cuidado!

No Brasil, a indústria deve seguir a legislação do Ministério da Saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece normas e procedimentos para registro de alimentos e/ou ingredientes funcionais. Para se obter o registro de um alimento com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde, deve ser formulado um relatório técnico científico bastante detalhado, comprovando os benefícios e a segurança
de uso do alimento.


Consumo de Alimentos Funcionais:

• É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Outra dica ésubstituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3.
• O consumidor deve também estar atento e procurar saber se o alimento que está comprando (referimo-nos
àqueles processados pela indústria) teve sua eficácia avaliada por pesquisas sérias.

• Para que os resultados sejam eficazes, é importante que o consumidor siga as instruções na rotulagem, utilizando o produto da forma recomendada pelo seu fabricante.

• Além disso, é importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de
uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pesoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em
gordura saturada e colesterol.

• O risco que existe na ingestão deste tipo de alimento restringe-se somente em não obter os resultados esperados, já que esses alimentos não possuem contra indicação.
Fonte:   Movimento Saúde no Facebook
Posted by Picasa

Menina com alergia vive enrolada em bandagens e pode morrer com beijo

Isla Franks, de 6 anos, tem reação a ovo, leite, trigo, grama, poeira e gato.
Roupas da garota são mantidas no freezer para evitar ataque de ácaros.

 

 

Uma menina inglesa de 6 anos tem uma alergia tão grave que poderia morrer com um simples beijo. Foi o que quase aconteceu quando a irmã de Isla Franks bebeu leite e horas depois encostou no rosto dela. Por essa enorme sensibilidade, o corpo inteiro da garota vive enrolado em bandagens.
A reação da criança a alérgenos como ovo, leite, trigo, grama, poeira e gato é tão grave que as roupas dela são mantidas em um freezer, para evitar uma eventual resposta a ácaros.
Isla Franks (Foto: Caters)Isla aparece feliz, mesmo com o corpo todo coberto por curativos para protegê-la das alergias (Foto: Caters)
Isla foi diagnosticada com apenas seis meses de idade e, desde então, tem um armário especial onde seus alimentos são guardados – para evitar o contato com outras coisas.
Quando uma alergia ocorre, surgem erupções na pele da menina, que sente muita dor. Nesse caso, é colocada uma camada de curativos molhados por baixo dos secos, para aliviar o desconforto.
Segundo os pais, as pessoas acham que a filha se queimou e, por isso, usa as ataduras. A mãe revela que dorme com a garota para evitar que ela puxe as bandagens durante o sono.
Além disso, a criança deixa de participar de várias atividades que as amiguinhas normais fazem, como ir a uma festa, brincar fora de casa, praticar esportes e até sentar em um tapete, pois, se alguém comer algo a que ela é alérgica e depois tocar nela, pode ser fatal.
A mãe conta que, certo dia, Isla viu alguns colegas tomando sorvete e perguntou como era o gosto do alimento, o que partiu o coração da mulher. Mas ela também destaca que a menina é corajosa e sorridente, como dá para ver na foto acima.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/menina-com-alergia-vive-enrolada-em-bandagens-e-pode-morrer-com-beijo.html

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A poderosa vitamina D

Fonte:http://www.istoe.com.br/reportagens/paginar/226714_A+PODEROSA+VITAMINA+D/2#.UCnZZ8FrG_c.facebook

Novos estudos revelam que ela Combate doenças como Diabetes e hipertensão e até ajuda a emagrecer. o problema é que está em quantidade insuficiente em metade da população mundial

Mônica Tarantino e Monique Oliveira

chamada.jpg
Os livros didáticos disponíveis atualmente ensinam que a vitamina D é essencial na formação dos ossos e dentes. Mas esses textos precisarão ser reformulados para acrescentar uma longa lista de benefícios descobertos recentemente, que revelam que a substância faz muito mais pelo organismo do que se imaginava. Ela ajuda a emagrecer, fortalece o sistema de defesa do organismo, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão e está associada a uma vida mais longa – para falar somente de alguns de seus efeitos positivos. Por essa razão, a vitamina tornou-se a mais nova queridinha dos médicos em todo o planeta. Muitos já estão solicitando a seus pacientes que meçam sua concentração no corpo e façam sua reposição se assim for necessário.
Um dos achados mais reveladores – e que ajuda a sustentar a nova atitude dos médicos – surgiu de um trabalho de cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles sequenciaram o código genético humano para averiguar quais regiões do DNA apresentavam receptores para a vitamina. Receptores são uma espécie de fechadura química só aberta por chaves compatíveis – nesse caso, a vitamina D –, para liberar o acesso e a ação do composto à estrutura à qual pertencem.
01.jpg
01-1.jpg
O time de Oxford descobriu nada menos do que 2.776 pontos de ligação com receptores de vitamina D ao longo do genoma. “A pesquisa mostra de forma dramática a ampla influência que ela exerce sobre nossa saúde”, concluiu Andreas Heger, um dos coordenadores do trabalho, publicado pela revista “Genome Research”. Isso quer dizer que sua presença faz uma bela diferença na forma como trabalham os genes. “Todas as células mapeadas possuem receptores diretos da vitamina”, explica o dermatologista Danilo Finamor, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A outra comprovação inquestionável do poder abrangente da vitamina no corpo humano veio de uma ampla revisão de trabalhos científicos realizada pela Sociedade Americana de Endocrinologia cujo resultado foi divulgado há dois meses. “Ela age no coração, no cérebro e nos mecanismos de proliferação e inibição de células, entre outros sistemas”, disse à ISTOÉ o bioquímico Anthony Norman, professor da Universidade da Califórnia (EUA), um dos maiores estudiosos do tema e integrante do comitê responsável pela compilação de dados a respeito do assunto. “A vitamina D também atua nos músculos, que são as únicas estruturas capazes de dar mais estabilidade aos ossos”, diz o ortopedista André Pedrinelli, do Hospital Santa Catarina, de São Paulo.
02.jpg
02-1.jpg
Muito do que se sabe a respeito dos novos benefícios da substância é referente à diabetes tipo 2, que hoje exibe proporções epidêmicas no mundo. Trabalhos demonstram que níveis baixos da substância estão relacionados a uma disfunção ligada à origem da doença chamada resistência à insulina. A insulina é o hormônio que permite a entrada, nas células, da glicose circulante no sangue. No caso da diabetes tipo 2, ela não consegue cumprir sua função corretamente e o resultado é o acúmulo de glicose na circulação sanguínea, o que caracteriza a enfermidade.
Uma das pesquisas a evidenciar a relação vitamina D-diabetes tipo 2 foi feita pelo cientista Micah Olson, da Universidade do Texas (EUA). Ele mediu os níveis da vitamina, de glicose e de insulina no sangue de 411 crianças obesas e 87 não obesas. “As obesas com níveis mais baixos do composto tinham maior grau de resistência à insulina”, disse. Em adultos, dá-se o mesmo. No mês passado, estudo publicado na revista “Diabetes Care” mostrou que pessoas com pequena quantidade da substância apresentavam 32 vezes mais resistência à insulina do que a média dos voluntários avaliados.
03.jpg
03-1.jpg
A informação do papel da vitamina no desenvolvimento da enfermidade mudou a conduta médica. A endocrinologista Maria Fernanda Barca, de São Paulo, membro da Sociedade Americana de Endocrinologia, por exemplo, é uma das que já indicam sua reposição, se for preciso. “Quando comecei a pedir dosagens, vi que cerca de 70% dos pacientes estavam com carência ou insuficiência da substância”, diz.
Também já existe um consenso científico de que, quanto mais obesa a pessoa, menos vitamina D ela apresenta. Não está claro, porém, se a obesidade por si só diminui a presença da vitamina no organismo ou se é o contrário. Mas, mesmo sem conhecer os mecanismos pelos quais a baixa concentração da substância contribui para o acúmulo de gordura, os médicos estão incluindo sua reposição na lista de estratégias mais recentes na briga contra a balança.
Só por ajudar no controle da diabetes e da obesidade – dois fatores de risco para doenças cardíacas –, a vitamina já poderia ser chamada de aliada do coração. No entanto, descobriu-se que ela combate também a hipertensão, bloqueando a ação de uma enzima envolvida na elevação da pressão arterial. “Por isso, pode ser dada como coadjuvante no tratamento da doença, se for comprovado seu déficit”, afirma Aluízio Carvalho, professor de nefrologia da Unifesp.
04.jpg
04-1.jpg
O sistema imunológico é outro beneficiado. “Ela atua como um modulador do sistema de defesa do corpo”, explica a endocrinologista Cláudia Cozer, de São Paulo, diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. A quantidade certa da vitamina permite que o corpo se defenda melhor, por exemplo, das gripes e resfriados de repetição. “Uma das células beneficiadas por ela são os linfócitos T, que agem sobre as células estranhas e infectadas por vírus”, diz o bioquímico Anthony Norman, da Universidade da Califórnia. Alguns pesquisadores sugerem que a substância pode reduzir a mortalidade por pneumonia entre pacientes internados e ter ação específica sobre o bacilo de Koch, o causador da tuberculose.
Até as complexas doenças autoimunes se revelam sensíveis à vitamina. Essas enfermidades são desencadeadas por uma disfunção do sistema de defesa que faz com que ele comece a atacar o próprio organismo. Se ataca proteínas localizadas nas articulações, deflagra a artrite reumatoide. Se forem células da pele, há vitiligo ou psoríase. Nesse campo, a substância também tem sido vista como uma esperança, inclusive para pacientes de esclerose múltipla, enfermidade autoimune que acomete células nervosas e leva à perda gradual dos movimentos. Já se sabe que o seu avanço é mais rápido em quem convive com níveis baixos da substância, conforme documentou um estudo da Universidade de Maas­tricht, na Holanda, a partir do acompanhamento de 267 pessoas com a doença.
05.jpg
RECEITA
A médica Cláudia Cozer é uma das que indicam
a reposição da vitamina se for preciso
Na Unifesp, mais de 800 portadores de esclerose múltipla estão recebendo doses do composto, sob responsabilidade do neurologista Cícero Galli Coimbra, um entusiasta do tratamento. “São doentes com déficit comprovado e resistência genética à vitamina”, explica o médico. “É uma terapia eficiente, que precisa ser divulgada”, diz Coimbra, criador do Instituto de Autoimunidade, voltado a esse tipo de tratamento.
Na mesma linha de intervenção segue a Universidade de Toronto, no Canadá. Pacientes com a enfermidade lá tratados apresentaram uma notável diminuição da perda de células nervosas. No entanto, o tratamento é considerado complementar e tem opositores. A terapia convencional da doença é feita com o medicamento interferon-beta, que modula o sistema imunológico.
06.jpg
TRATAMENTO
O neurologista Cícero Galli coordena pesquisa sobre
o efeito da vitamina no controle da esclerose múltipla
A pesquisa das ligações do composto com o câncer é um campo dos mais desafiadores para os pesquisadores. Em junho, cientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) anunciaram que pacientes com tumor de pâncreas com maior quantidade de receptores para a substância têm sobrevida maior do que os outros. Antes, eles já tinham sido encontrados pelos cientistas britânicos em áreas associadas à leucemia linfática crônica e câncer colorretal. Há também suspeita de que a vitamina regule genes ligados aos tumores de próstata e pesquisas mostrando doses deficientes em mulheres com câncer de mama. “Um estudo mostrou que o aumento de sua quantidade poderia impedir aproximadamente 58 mil novos casos de tumor de mama e 49 mil novos casos de câncer colorretal a cada ano”, disse à ISTOÉ a médica Archana Roy, da Clínica Mayo (EUA). “Mas outros trabalhos são necessários para esclarecer e comprovar essas relações”, pondera a endocrinologista Ana Hoff, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Embora seja chamada de vitamina, a substância é, na verdade, um pró-hormônio. Ou seja, dá origem a vários hormônios importantes para o corpo. É sintetizada a partir de uma fração do colesterol, transformada sob a ação dos raios ultravioleta B do sol. Ela também está presente em alimentos – principalmente peixes de água fria –, mas sua concentração neles é pequena e seria suficiente para fornecer apenas 20% das necessidades diárias.
07.jpg
FALTA
No consultório da endocrinologista Maria Fernanda, 70% dos
pacientes tinham quantidade insuficiente da substância
É por essa razão que hoje os especialistas encontram-se preocupados. Ao mesmo tempo que fica cada vez mais clara sua importância para a saúde, o mundo enfrenta uma espécie de epidemia de déficit da substância. Segundo a Organização Mundial da Saúde, metade da população mundial tem menos vitamina D do que precisa. De acordo com a OMS, há insuficiência quando o exame de sangue indica uma concentração menor do que 30 ng/ml (nanogramas por mililitro de sangue). Valores abaixo de 10 ng/ml são classificados como insuficiência grave. Dosagens iguais ou superiores a 30 ng/ml estão na faixa da normalidade, cujo limite máximo é 100 ng/ml.
A enorme deficiência se deve principalmente à pouca exposição ao sol que as pessoas têm atualmente. Para que seja sintetizada na quantidade adequada, recomenda-se a exposição de partes do corpo (braços e pernas, por exemplo) entre 20 e 30 minutos ao sol diariamente, sem filtro solar. Ou, como orienta outra corrente, expor 15% da superfície da pele (equivale a dois braços) pelo menos três vezes por semana, com filtro solar. E, nesse caso, fazer complementação com suplementos receitados a partir da necessidade individual de cada um.
12.jpg
Essas são as orientações de forma geral. Isso porque as descobertas recentes estão produzindo mudanças nas recomendações das concentrações ideais de acordo com grupos específicos. No ano passado, por exemplo, os americanos elevaram esses valores para a população da terceira idade. Seguindo a tendência americana, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) decidiu aumentar as suas indicações para crianças e adolescentes. “É importante lembrar que, para crianças maiores, a suplementação só será necessária caso a criança não atinja a quantidade de vitamina D recomendada apenas com alimentação e luz solar”, diz Virginia Weffort, do Departamento de Nutrologia da SBP.
A cautela é realmente imprescindível. “Não se deve tomar vitamina D indiscriminadamente”, adverte o endocrinologista Sharon Admoni, do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês. Em dose excessiva, ela causa enjoo, desidratação, prisão de ventre e pode aumentar a quantidade de cálcio, elevando a pressão arterial. Pode também gerar pedras nos rins. “O ideal é que quem faz suplementação seja bem monitorado pelo seu médico e faça exames periódicos de sangue”, diz a médica Ana Hoff. Dessa maneira, só haverá benefícios.
08.jpg
09.jpg
10.jpg
11.jpg
Fotos: Montagem sobre foto shutterstock,Rogério Cassimiro/Ag. Istoé, JULIO VILELA, Pedro Dias e Gabriel Chiarastelli/Ag. Istoé; Shutterstock, Pedro Dias e Rafael Hupsel/Ag. Istoé; Shutterstock